A primeira indústria farmacêutica do Mato Grosso do Sul, a boliviana IFA Ltda., deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2026 no município de Terenos. A informação foi divulgada pela diretoria da empresa durante a reunião plenária ordinária do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), realizada na semana passada em Campo Grande.
O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), entre eles o coordenador de competitividade empresarial Augusto de Castro e a coordenadora de Relações Institucionais Eli Sandra Francisco.
A unidade da IFA em Terenos está sendo implantada com investimento de R$ 45 milhões e tem como meta gerar 120 empregos já na primeira etapa das operações. A indústria produzirá medicamentos de uso oral em cápsulas gelatinosas, destinados tanto ao mercado interno quanto à exportação.
Entre os produtos que serão fabricados na nova planta estão óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxicam, picossulfato de sódio e nistatina, entre outros. No ano passado, o governador Eduardo Riedel e o secretário da Semadesc Jaime Verruck visitaram as instalações da indústria na Bolívia.
“Ficamos impressionados com as instalações na Bolívia, que conta com mais de 1.200 colaboradores. Trata-se de uma empresa diversificada na produção de medicamentos que agora chega ao nosso Estado”, destacou o governador Eduardo Riedel na ocasião da visita.
O secretário Jaime Verruck ressaltou o pioneirismo do empreendimento no Mato Grosso do Sul. “Esse investimento vai diversificar ainda mais a nossa base industrial, com potencial para gerar 120 empregos no município de Terenos”, afirmou.
Fortalecimento do setor farmacêutico
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo interinstitucional em prol do desenvolvimento do setor farmacêutico no Estado. Segundo a coordenadora da Semadesc, Eli Sandra, a reunião também buscou conhecer melhor o projeto da indústria e ouvir as demandas relacionadas à qualificação profissional dos trabalhadores e profissionais do CRF-MS.
“A visita reforçou a importância do diálogo entre as instituições e o fortalecimento da atuação farmacêutica em diferentes áreas, incluindo a industrial. Vamos alinhar as demandas da indústria com a prefeitura de Terenos para atender as expectativas de qualificação profissional”, disse Eli Sandra.
Também participaram do evento a diretoria do CRF-MS, representantes da Vigilância Sanitária Estadual, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável de Campo Grande, além da Prefeitura de Terenos.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença, destacou a relevância da participação da diretora técnica da IFA, Camila Tarifa, no encontro. “A presença da Camila em nossa plenária é motivo de orgulho. A atuação da IFA representa um marco para nosso Estado e abre novas possibilidades para o exercício profissional do farmacêutico, especialmente no setor industrial, que é tão estratégico. Seguimos firmes no propósito de apoiar e valorizar todas as áreas da nossa categoria”, afirmou.
Para o CRF-MS, essa primeira reunião conjunta sinaliza um importante avanço para o desenvolvimento do setor farmacêutico em Mato Grosso do Sul. Espera-se que dela surjam iniciativas como programas de estágio e formação continuada em indústria, projetos de pesquisa aplicada em parceria com universidades e órgãos governamentais, além da expansão da produção local de medicamentos em sintonia com as categorias profissionais.
Sobre a IFA Ltda.
A IFA Ltda. pertence ao grupo Laboratórios IFA S.A., de origem boliviana, com mais de cinco anos de atuação. Na Bolívia, fabrica cerca de 75 produtos para exportação, incluindo antibióticos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, suplementos minerais e antivirais.