O caso aconteceu no município de Corumbá
11/04/2019 16h40
Por: Da redação
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou hoje (11), a primeira morte por gripe H3N2, outro tipo de influenza sazonal. A vítima é um trabalhador rural de 43 anos, que faleu no dia 26 de janeiro em Corumbá.
Segundo o boletim epidemológico, o trabalhador morreu com H3N2 e este é o único caso de óbtio confirmado no Estado. Já os dados preliminares de 2019, mostram que de 1° de janeiro a 9 de abril, foram contabilizados 206 casos de gripe.
Segundo informações do Diário Corumbaense. O secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, disse que o trabalhador foi diagnosticado com leptospirose. “Os trabalhadores rurais que chegaram daquela fazenda tinham baixa imunidade, a água que eles consumiam para fazer a hidratação estava contaminada. A vítima foi diagnosticada leptospirose e a leptospirose baixa a imunidade de quem está doente e qualquer reação gripal pode complicar. O que deu foi a H3N2, mas ele foi compilado pela leptospirose”, explica Rogério Leite.
Vale ressaltar, que a influenza H3N2 não é tão agressiva quanto a H1N1, mas que pode levar ao óbito caso a pessoa esteja com baixa imunidade, como é o caso de idosos, crianças e gestantes.
Sobre o caso
O trabalhador rural apresentava os sintomas da gripe desde o dia 8 de janeiro e foi internado na Santa Casa de Corumbá duas semanas depois, no dia 23 de janeiro. Outros três trabalhadores também foram internados, pois apresentavam suspeitas de influenza, hantavirose, leptospirose ou febre maculosa.





















