28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Processo seletivo da UFMS oferece novas vagas para cursos de mestrado e doutorado

São quase 300 vagas em programas de diversas áreas do conhecimento oferecidos em Campo Grande e Três Lagoas

Interessados em ingressar nos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terão novas chances de participar do processo seletivo. São 170 vagas para 17 cursos de mestrado e 111 vagas para 10 de doutorado, com ingresso no segundo semestre, oferecidos na Cidade Universitária e no Câmpus de Três Lagoas.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Macedo, destaca a ampla variedade de PPGs oferecidos na Instituição em diversas áreas do conhecimento. “Ao ingressar em uma pós-graduação na UFMS, o candidato terá a oportunidade de se especializar em sua área de atuação, desenvolvendo habilidades de pesquisa que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Isso, sem dúvidas, pode abrir portas para carreiras mais promissoras e bem remuneradas, sem contar as valiosas oportunidades de participar de eventos acadêmicos, como congressos e seminários, onde poderão compartilhar suas pesquisas, aprender com outros e construir conexões valiosas para suas carreiras futuras”, complementa.

A pró-reitora destaca também a oportunidade que os professores oferecem aos orientandos em relação à participação em projetos de pesquisa. “Os candidatos podem esperar realizar suas pesquisas em uma Instituição de ponta e renome, com salas de aula, bibliotecas e laboratórios bem equipados. Nosso corpo docente é altamente qualificado e muitos de nossos professores e professoras possuem destaque e reconhecimento internacional em suas respectivas áreas de atuação”, completa Maria Lígia. Do total de vagas, 20 são destinadas especialmente a servidores da Universidade nos cursos de mestrado e dez em cursos de doutorado, por meio do programa Qualifica UFMS.

Para se inscrever, é necessário acessar a página da Pós-Graduação, selecionar o botão Inscrições Abertas, clicar no processo seletivo, optar pelo curso desejado, preencher a ficha de inscrição, indicar qual a modalidade de concorrência da vaga – ampla concorrências, ações afirmativas ou Qualifica –, anexar os documentos exigidos pelo programa escolhido e finalizar a inscrição.

Para o servidor da Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu da Propp, Danilo Câmara Caretta, a participação de estudantes brasileiros e estrangeiros no processo seletivo possibilita melhor qualificação para os ingressantes, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação de alto nível e em áreas estratégicas. “A importância de um programa de pós-graduação na qualificação profissional e acadêmica reside na sua capacidade de promover o aprofundamento teórico e prático em um campo de estudo específico. Tal especialização é crucial para o desenvolvimento de competências analíticas avançadas, habilidades de pesquisa inovadoras e uma compreensão mais profunda dos princípios e práticas que regem a área de conhecimento. Ademais, contribui significativamente para a formação de um perfil profissional diferenciado, capaz de atender às demandas complexas e dinâmicas do mercado de trabalho e da academia”, reforça o 

A servidora da secretaria de Pós-Graduação, Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba, alerta para algumas questões dos editais no momento da inscrição. “Eles devem atentar-se à parte geral dos editais e aos anexos, além do cronograma referente às etapas da seleção”, alerta Thauanna. “Os interessados também devem acompanhar a divulgação de orientações e dos resultados das avaliações, nas páginas dos programas, e do resultado final na página da Propp”, finaliza Thauanna.

Acesse o edital do processo seletivo para os mestrados clique aqui, já o edital para ingresso em cursos de doutorado pode ser conferido aqui.

Fale com a Redação