
Declaração obrigatória junto à Iagro vale para propriedades de todos os tamanhos
Criadores de bovinos, aves, suínos, equinos e até abelhas em Mato Grosso do Sul têm menos de um mês para regularizar a situação cadastral dos animais junto à Iagro. O prazo da campanha obrigatória termina em 1º de junho e o descumprimento pode gerar multas e bloqueios para transporte e comercialização dos rebanhos.
A ação faz parte da primeira etapa de 2026 da Declaração Anual e Atualização Cadastral de rebanhos no estado. A exigência vale para produtores rurais de qualquer porte que possuam animais cadastráveis.
Além da atualização cadastral, os produtores precisam realizar a declaração semestral dos rebanhos. Quem deixar de cumprir a obrigação dentro do prazo poderá enfrentar restrições sanitárias, incluindo impedimento para emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal).
Segundo o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a atualização é fundamental para manter o controle sanitário e fortalecer o setor agropecuário sul-mato-grossense.
“Não perca o prazo, vamos manter o Estado como referência nacional em sanidade animal”, afirmou.
A declaração pode ser feita gratuitamente pela internet, por meio do sistema e-Saniagro, ou presencialmente em uma unidade da Iagro. A campanha contempla espécies como bovinos, bubalinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, equinos, abelhas, bichos-da-seda e animais aquáticos.
No caso de produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não existam outras espécies cadastradas na mesma ficha do produtor.
Entre as informações exigidas estão atualização dos dados da propriedade, registro de nascimentos e mortes de animais, evolução das faixas etárias e saldo atualizado dos rebanhos monitorados pela agência estadual.
Durante esta etapa também poderá ser registrada a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses. O prazo para essa vacinação segue até 30 de junho.
A Iagro alerta que, enquanto a situação cadastral não for regularizada, a emissão da e-GTA ficará bloqueada para todas as finalidades, com exceção de transporte para abate.
Em caso de dúvidas, os produtores podem buscar atendimento pelo WhatsApp disponibilizado pela agência estadual: (67) 99875-3796.














