15.8 C
Campo Grande
terça-feira, 29 de abril, 2025
spot_img

Professores de Dourados decidem suspender greve e retomar atividades

A greve dos professores de Dourados chegou ao fim nesta terça-feira (05), com isso, as atividades serão retomadas já na quarta-feira (06) em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) e Centros de Educação Infatil Municipal (CEIM). Ao todo, a paralisação durou 23 dias.

A PGM (Procuradoria-Geral do Município) entrou com recurso no processo pedindo majoração da multa e mandados coercitivos. Com isso, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) convocou uma assembleia geral de urgência, onde os professores votaram pelo fim da greve.

A Justiça já havia determinado a suspensão da greve sob pena de multa diária ao Sindicato no valor de R$ 50 mil, apesar disso, a categoria decidiu por continuar com a paralisação, que começou no dia 14 de março.

Os professores pediam o reajuste de 33,24% como forma de atingir o piso nacional da categoria. No entanto, a Prefeitura tentou negociar alegando não ter recursos em caixa para isso.

Na última proposta apresentada, o prefeito Alan Guedes ofereceu índice de aproximadamente 18% parcelado em quatro vezes com a primeira parcela de 8% na data base de abril, a segunda e a terceira de 3,75% para os meses de julho e agosto e a última de 2,39 em dezembro.

O gestor ainda se comprometeu com a elaboração de um projeto de lei para garantir o reajuste de 15%, dividido em duas parcelas anuais de 7,5% cada. Apesar disso e em votação bem apertada, os professores recusaram a oferta.

Em nota publicada nas redes sociais, o Simted confirmou a volta das atividades. “Após encaminhar nova contraproposta ao governo municipal nesta terça (5), os educadores se manterão mobilizados nas escolas municipais e Ceims, com apoio dos alunos e das famílias douradenses em defesa da valorização profissional da categoria, pelo cumprimento do Piso Nacional do Magistério, de implementação do Piso para 20 horas em Dourados e valorização profissional do administrativo educacional”, cita.

Fale com a Redação