22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de maio, 2024
spot_img

Programa Fila Zero faz um ano com 721 cirurgias de catarata realizadas

O Programa Municipal de Cirurgias Eletivas, lançado pela Prefeitura de Dourados, completou um ano e beneficiou exatos 721 pacientes que aguardavam por cirurgias de catarata, até o fim de março.

A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou o convênio com a Funpema (Fundação Cardiogeriátrica) com recursos exclusivamente financiados pelo Município para que o programa pudesse ser implementado.

No lançamento, o secretário de Saúde, Waldno Lucena Jr fixou a meta ideal de 50 cirurgias mensais para, em 20 meses, zerar a fila para esse tipo de procedimento no município. O ritmo, porém, está acima do esperado, com mais de 60 cirurgias nos últimos 12 meses, em média. Apenas no primeiro trimestre deste ano, foram 158 pessoas atendidas pelo programa. 

Antes da implantação do programa, a fila de espera pela cirurgia de catarata beirava mil pacientes, sem previsão de atendimento. “Há cerca de sete anos não fazíamos uma cirurgia de cataratas em Dourados”, disse o secretário na época.

Agora, números divulgados pela Sems apontam que 237 pacientes aguardam o procedimento. Se a média atual for mantida, a lista deve ser zerada até agosto, dois meses antes do prazo inicialmente estabelecido. “O programa vem sendo executado com sucesso e esperamos que siga nesse ritmo até que todos os pacientes sejam atendidos”, completa Waldno.

Fale com a Redação