28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Programa garante 6 t. de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar

Começaram nesta semana as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos. No primeiro e segundo dias de entrega, 33 produtores familiares entregaram 5.740 quilos de alimentos que foram distribuídos nas unidades de assistência social. No total, 115 produtores, sendo 35 mulheres e 80 homens participam do programa que garante até R$ 7,5 mil ao ano por produtor.

O produtor Luiz Carlos Martins que entregou mandioca, banana, limão e abóbora madura falou da importância do programa para as famílias produtoras.

“Faz mais de 10 anos que participo do PAA. O programa é muito importante para nós, pequenos produtores rurais, porque com o programa nós temos a compra dos alimentos garantidos, um lugar certo para a entrega. Então é um investimento seguro”, disse.

Programa garante 6 t. de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar

A produtora Lenir Ferreira da Silva Gomes, da Associação Sucuri, também participou da primeira entrega deste ano. Ela contou que produz um pouco de tudo, mas nesta segunda-feira (20), entregou abóbora madura, limão e mandioca.

“Até o fim do ano vou entregar milho e abacaxi”, enumerou. Ela disse que participa do programa há muitos anos e que o pagamento do PAA é direcionado para o pagamento da parcela da chácara.

Programa garante 6 t. de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar
Foto: PMCG

Para o superintender de Fomento ao Agronegócio, Jober Guimarães, o Programa de Aquisição de Alimentos é crucial para as famílias produtoras rurais.

“O PAA fortalece a agricultura familiar, garantindo renda estável e promoção da segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social sustentável das comunidades rurais”, afirmou.

A nutricionista responsável pela Central de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), Domitila Skowronski, complementou e falou da importância dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar.

“A expectativa pelo início das entregas do PAA estava grande, porque desde o começo do ano estamos movimentando o projeto. Então, estávamos aguardando este início porque esses alimentos garantem uma complementação na alimentação das unidades de assistência social e das famílias não tem acesso ao produto verde. Essa vinda desses produtos garante essa alimentação mais diversificada, com mais nutrientes”, afirmou.

Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos é operacionalizado em Campo Grande desde 2008. A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), em conjunto com a Secretaria de Assistência Social (SAS) são as pastas que estão ligadas diretamente ao programa.

A Sidagro opera o programa, organizando toda a parte documental dos produtores e os orientando para uma produção de qualidade.

Já a SAS recebe esses alimentos, que inicialmente são entregues pelos próprios produtores na Central de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN), e posteriormente, direcionado às famílias em situações de vulnerabilidade social.

Fale com a Redação