21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 13 de novembro, 2025
spot_img

Projeto ajuda jovens a se expressarem através do grafite

15/12/2016 11h30

Projeto ajuda jovens a se expressarem através do grafite

Ddos News

Uma parceria entre o projeto AJA MS (Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul) e o Detona MS visa auxiliar estudantes com idade entre 15 e 17 anos em se expressar através da arte com o grafite. O projeto irá percorrer várias cidades do estado onde escolas públicas recebem a arte do grafite em seus muros. Em Dourados, as Escolas Estaduais Presidente Vargas e a Tancredo Neves recebem a arte.

De acordo com a diretora adjunta da coordenadoria de educação regional da grande Dourados, Karina de Cássia Santos Garcia, a parceria dos dois projetos visa agregar a prática do grafite como uma arte e assim auxiliar os alunos a se expressarem.

“Essa parceria que conta com profissionais de várias regiões do Brasil e também de outros países, com o AJA irá auxiliar esses jovens com o grafite, sendo que eles podem se expressar com a arte em vez de pichar muros”, contou a diretora.

Ao todo são sete profissionais envolvidos além de coordenadores e alunos. Os temas dos desenhos são livres e o tempo que demoram para realiza lós depende de cada artista.

“Vamos percorrer oito cidades do estado, sendo que em Dourados a previsão é de permanecermos por dois dias. Além das duas escolas também iremos realizar uma amostra cultural na Casa dos Ventos hoje (14) as 20h. Os temas são livres e visa passar a apologia e fazer onde não tem grafite. O projeto visa percorrer as escolas das periferias”, comentou Brunno de Paula, produtor cultural.

Além de Dourados as cidades que irão receber o projeto estão Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Bonito, Ponta Porã, Aquidauana entre outras.

O estudante Gleidson Augusto Costa de 18 anos, conta que desenha há algum tempo, porém nunca havia realizado grafite e já no primeiro contato se identificou com a arte.

“Eu já desenhava, mas nunca havia feito grafite e gostei muito pretendo me aperfeiçoar na arte”, disse Costa.

Projeto

Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA MS) é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, tem o objetivo de atender os jovens estudantes entre 15 a 17 anos com distorção de idade/escolaridade, possibilitando o acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.

Projeto ajuda jovens a se expressarem através do grafite

Fale com a Redação