30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 9 de maio, 2025
spot_img

Projeto cultural “De Ponto a Ponto” desembarca em Corumbá nesta sexta-feira

Corumbá recebe nesta sexta-feira (9) uma programação especial repleta de poesia, escuta sensível e alegria com a chegada do projeto “De Ponto a Ponto”, no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A ação gratuita, que integra a política pública dos Pontos de Cultura, promove oficinas e espetáculos culturais, e já passou por Campo Grande, Ponta Porã e Aquidauana antes de alcançar o coração do Pantanal.

A programação começa às 9h45 com uma vivência de circo e teatro, e segue às 16h com o espetáculo “O Mini Cirquim das Arábias”, protagonizado pelo trio Frank Salomão, Yago Garcia e Mauro Guimarães. Além das apresentações, o projeto promove rodas de conversa e intercâmbios culturais que vêm tocando comunidades por todo o Mato Grosso do Sul.

Para Márcia Rolon, diretora-executiva do Moinho Cultural, a chegada do projeto é um gesto simbólico e potente. “Receber o ‘De Ponto a Ponto’ em nossa casa é um gesto de afirmação: a arte também pulsa com potência nas margens, nos interiores e nas fronteiras. Aqui no Moinho, acreditamos que nenhuma criança está longe demais para ser transformada pela arte”, afirma.

O Moinho Cultural, reconhecido como Pontão de Cultura em 2024, atende gratuitamente mais de 450 crianças e adolescentes do Brasil e da Bolívia com aulas de música, dança, literatura e tecnologia. A instituição também conquistou recentemente os títulos de Melhor ONG de Cultura do Brasil e Melhor ONG de Mato Grosso do Sul.

Frank Salomão, ator e palhaço integrante do espetáculo, destaca a expectativa para conhecer o espaço. “O Moinho é um ponto de cultura muito bem estabelecido no Estado. Tenho uma expectativa muito grande de encontrar os professores e os alunos que fazem essa história acontecer. A troca que acontece durante as oficinas é muito rica — é um momento de conexão entre fazedores de arte, um fio que costura tudo isso de ponto a ponto no Estado”, destaca.

O projeto “De Ponto a Ponto” também visa promover a valorização da cultura de base comunitária. Criados em 2004 dentro do Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura foram oficialmente reconhecidos pela Lei nº 13.018/2014. Após um período de inatividade, a política cultural foi retomada com apoio das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, garantindo novo fôlego a iniciativas como essa.

Para Mauro Guimarães, o projeto reforça a importância da continuidade nas políticas culturais. “Os Pontos de Cultura dão suporte à arte local. Sem fomento público, muita coisa morre antes de florescer. Precisamos de continuidade, de permanência, e não apenas ações pontuais”, defende.

A produção cultural do espetáculo conta ainda com Laila Pulchério e Marta Guimarães. Com forte atuação nas comunidades, o projeto evidencia como a arte, mesmo nas regiões mais afastadas, tem o poder de transformar vidas e despertar sonhos — de ponto a ponto.

Fale com a Redação