Depois de passar por Campo Grande e Naviraí, o projeto “Ju Souc Trio” desembarca em Ponta Porã, terceira cidade a receber a circulação que percorre quatro municípios de Mato Grosso do Sul. A apresentação será nesta sexta-feira (3), às 19h30, na Feira Fronteira Criativa, realizada na Praça Pedro Manvailer (Rua Antônio João esquina com a Rua Sete de Setembro, Centro). A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Liderado pela compositora e multi-instrumentista Ju Souc, o trio é formado também por Márcio Alves de Jesus (percussão) e Willian Ferreira (baixo). O projeto valoriza a música autoral e as brasilidades, com forte viés de consciência social, utilizando a arte como ferramenta de combate à misoginia e de promoção da visibilidade das mulheres.
Arte que conecta culturas
Na estrada desde setembro, o grupo tem emocionado o público em diferentes cidades do Estado. Para Ju Souc, a circulação amplia a força da mensagem e fortalece o diálogo cultural.
“Tem sido transformador levar esse projeto a cidades tão diversas de Mato Grosso do Sul. Estar em Ponta Porã, que traz em suas raízes essa identidade transfronteiriça tão rica, é motivo de grande empolgação. A música dialoga com fronteiras e aqui isso ganha ainda mais sentido: é a oportunidade de compartilhar brasilidades e reflexões com um público que respira múltiplas culturas”, afirmou a idealizadora.
O show em Ponta Porã acontece em parceria com a Prefeitura Municipal e a UFMS, dentro da programação da Feira Fronteira Criativa. Para Leonardo Souza Silva, diretor do Campus da UFMS no município, a chegada do projeto representa um marco cultural.
“É sempre uma satisfação receber apresentações musicais como essa, que nos permitem conhecer e valorizar ainda mais os nossos artistas. Ter o ‘Ju Souc Trio’ dentro do Fronteira Criativa amplia o alcance do projeto e dá um significado especial à programação. A arte e a cultura cumprem um papel fundamental na formação dos nossos estudantes e no fortalecimento da nossa comunidade acadêmica. E, quando essa música vem acompanhada de uma pauta tão necessária, como o enfrentamento à violência contra a mulher, o impacto é ainda maior. É arte e transformação social”, destacou.
Bastidores e mensagem social
Além de celebrar brasilidades e ritmos autorais, o projeto também chama atenção para um tema urgente: a violência contra a mulher. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o Mato Grosso do Sul ocupa a segunda maior taxa nacional de violência contra a mulher, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Até setembro deste ano, já foram registrados 28 casos de feminicídio e 1.720 ocorrências de violência doméstica, segundo o Monitor de Violência Contra a Mulher.
Próxima parada
Após Ponta Porã, o Ju Souc Trio segue para Aquidauana, última cidade a receber a circulação. A data e o local da apresentação serão divulgados em breve pela produção.
Serviço
Ju Souc Trio – Show gratuito
📍 Ponta Porã – 03 de outubro (sexta-feira), às 19h30
📍 Local: Feira Fronteira Criativa – Praça Pedro Manvailer (Rua Antônio João esquina com a Rua Sete de Setembro, Centro)