10.8 C
Campo Grande
terça-feira, 29 de julho, 2025
spot_img

Prouni 2025: resultado da segunda chamada já está disponível para consulta

Pré-selecionados devem entregar documentação de comprovação das informações até 11 de agosto em universidades

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza nesta segunda-feira (28) o resultado da segunda chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) para o segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos pré-selecionados pode ser consultada no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, canal oficial para ingresso em programas como Sisu, Fies e o próprio Prouni.

Os candidatos convocados nesta etapa devem ficar atentos: o prazo para comprovação das informações prestadas na inscrição vai até o dia 11 de agosto. A entrega da documentação pode ser feita diretamente na instituição de ensino superior, de forma presencial ou por meio eletrônico, conforme orientação da própria faculdade ou universidade.

Segundo o edital, as instituições devem disponibilizar em seus sites um espaço específico para envio dos documentos digitalizados. Caso isso não seja possível, devem garantir atendimento presencial nos locais de oferta dos cursos, durante o horário regular de funcionamento. Em qualquer uma das opções, o estudante deverá receber um comprovante da entrega dos documentos.

Lista de espera

Quem não for pré-selecionado nesta chamada ainda terá uma nova chance por meio da lista de espera. O período para manifestação de interesse vai de 18 a 19 de agosto, com a divulgação do resultado marcada para o dia 22.

Nesta edição, o Prouni ofertou 211.000 bolsas, sendo 118.000 integrais (cobrem 100% da mensalidade) e 93.000 parciais (50% da mensalidade). As oportunidades são para mais de 370 cursos oferecidos em 887 instituições privadas de ensino superior em todas as regiões do país.

20 anos de inclusão

Criado em 2005, o Prouni completa 20 anos em 2025 e já beneficiou mais de 2,5 milhões de estudantes. Atualmente, são 632.503 alunos contemplados, sendo 533.790 com bolsas integrais, segundo dados do Ministério da Educação.

O programa é voltado a estudantes de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada. Para concorrer, é necessário ter feito o Enem mais recente e atingido, no mínimo, 450 pontos de média e nota superior a zero na redação.

Mais informações e o acompanhamento de todas as etapas estão disponíveis no site oficial: acessounico.mec.gov.br.

Fale com a Redação