O presidente do PSDB, Bruno Araújo, discursa nas prévias do partido (Foto: Divulgação/PSDB)

O PSDB decidiu ampliar até as 18h deste domingo (21) o prazo para a votação das prévias que definirão o candidato tucano para a eleição presidencial do ano que vem. A decisão, anunciada pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, deve-se à instabilidade no aplicativo criado para que vereadores e outros filiados ao partido sem mandato possam votar pelo celular.

“Estamos tendo momentos de mais pico, o início da manhã foi mais tranquilo. Houve aumento bastante substancial [de acessos ao aplicativo], mas já temos um fluxo razoável de votos. A equipe está buscando calibrar não só o fluxo, mas a segurança do sistema. Àqueles que estão no aplicativo, um pouco de paciência. Está sendo trabalhado para fazer todo o zelo por causa do congestionamento que se deu”, disse o dirigente do partido.

Além da votação pelo aplicativo, o PSDB instalou cabines de votação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, destinadas a governadores, vice-governadores, prefeitos, vice-prefeitos, senadores, deputados (federais, estaduais e distritais) e ex-presidentes nacionais do partido.

Disputam o pleito os governadores João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto, que já votaram em Brasília. Doria lamentou a falha no aplicativo.

“Há pessoas que estão já há três horas tentando votar e não conseguem votar. Esse é um tema que tem que ser esclarecido pela direção nacional do PSDB. Você dificultar o acesso a alguém que quer fazer valer o seu voto não é exatamente um processo adequado”, opinou.

“Mas espero que isso seja corrigido. Foi estendido o horário [de votação] até as 18h. Espero, sinceramente, que nós tenhamos esse processo transparente até o final para garantir que, ao fim do dia de hoje, tenhamos o candidato escolhido pelo voto direto”, acrescentou Doria.

Fonte: R7

Comentários