22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Qual rede móvel é melhor?

Estudo apurou qualidade do serviço das operadoras

A internet oferece tantas possibilidades que se tornou impossível imaginar a vida sem ela. Seja para trabalhar, estudar ou se divertir, a rede possui muitas informações e conteúdos para todos os públicos. Por isso, atualmente, é essencial dispor de uma rede móvel de qualidade. Caso contrário, o usuário terá dificuldades de se conectar por onde vai, e dependerá das redes Wi-Fi – que não estão presentes em todos os lugares.

Porém, vale notar que a qualidade da rede móvel pode variar de acordo com alguns fatores, como a localidade. Em geral, nas capitais, o serviço oferecido tem mais velocidade. Mas, afinal, qual operadora se destaca? Continue a leitura para saber a resposta!

Claro ofereceu a melhor internet em 2022

Segundo levantamento da Ookla, a Claro ofereceu a melhor internet no segundo trimestre de 2021. Para isso, foi considerada a velocidade e a consistência. Ou seja, se é rápido navegar pela internet com a operadora e se a internet não cai a todo momento.

A média de velocidade das operadoras foi de 42,61 Mbps para a Claro, 31,42 Mbps para a Vivo, 26,65 Mbps para a Tim e 22,9 Mbps para a Oi. No caso da consistência, atrás da Claro ficou a TIM, seguida da Vivo e da Oi.

O estudo considerou ainda as localidades que possuem mais velocidade para download. Brasília ficou em 1º com 43,74 megabits por segundo (Mbps).

Mitos sobre a internet móvel

Embora boa parte da população possua smartphone e use internet móvel, não significa que a tecnologia seja totalmente compreendida. Existem algumas informações falsas que são divulgadas e, por isso, confundem os usuários.

O uso da VPN (Rede Virtual Privada) é um deles. Há quem acredite que utilizar esse recurso torna a conexão mais lenta. Isso pode ter ocorrido pela confusão entre VPN e Proxy. Os proxies, muitas vezes, precisam limitar o acesso dos internautas. No entanto, não é o que acontece com as VPNs, a menos que se utilize as gratuitas. Nesse caso, pode haver um limite de velocidade e de tráfego de dados.

No geral, as redes virtuais privadas refletem a internet disponível, então, se o serviço da operadora é rápido, elas mantêm esse padrão. Além do mais, dependendo do que se pretende fazer na internet, elas podem manter o usuário conectado. A Netflix, por exemplo, limita o acesso de determinadas redes virtuais privadas. Nesse caso, um assinante desavisado pode acreditar que está com problemas na internet, quando, na verdade, não está usando uma rede adequada. Por isso, é necessário checar qual é a VPN para Netflix a fim de obter uma conexão estável. Vale notar que, mesmo não sendo um recurso obrigatório, a VPN ajuda a navegar de maneira anônima e garantir mais segurança aos internautas.

O que poderá mudar com o 5G

Em novembro deste ano, o Brasil realizou o leilão do 5G, a fim de selecionar as operadoras que irão oferecer os serviços com a nova tecnologia. Na prática, a internet móvel não irá mudar agora. Ou seja, quem possui um smartphone com conexão 4G não precisa se preocupar em trocar de aparelho. Porém, daqui algum tempo, quando a tecnologia estiver consolidada, os novos dispositivos terão suporte para 5G e não mais para o 4G.

A expectativa é que o 5G comece a ser implementado rapidamente. Isso porque haverá grande melhoria na qualidade, e que permitirá ter internet até 20 vezes mais veloz. Porém, o que a tecnologia tem de mais interessante é a contribuição que dará para a internet das coisas (IoT) – o que envolve controle conexão com vários aparelhos.

Enquanto o 5G não chega para todos, o jeito é comparar os serviços de rede móvel disponíveis. Como o estudo da Ookla deixou evidente, pode haver uma grande diferença entre as operadoras!

Fale com a Redação