01/09/2018 15h50
Por: Douradosnews
A programação de setembro do Cineclube UFGD será voltada para o debate sobre processos educacionais na escola e na família e sobre o enfrentamento dos problemas sociais na comunidade onde está localizada.
Serão exibidos os filmes: Quando tudo começa (Bertrand Tavernier, 1999); Nenhum a menos (Zhang Yimou, 1999); Entre os muros da escola (Laurent Cantet, 2008) e Capitão Fantástico (Matt Ross, 2016). Envolvendo, portanto, produções francesas, chinesa e norte-americana.
A primeira sessão será hoje (1/9), com o drama francês Quando tudo começa, às 17h, no cineauditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
A trama focaliza a história do professor Daniel Lefebvre (Philippe Torreton), que ensina crianças em Hernaing, uma pequena cidade que sofre com o fechamento das minas de carvão e enfrenta uma taxa alarmante de 34% de desemprego. Daniel e os outros professores são aconselhados a não se envolver com os problemas crônicos da comunidade, mas é impossível para Daniel permanecer imune à miséria, à falta de assistentes sociais, à indiferença do governo e aos sérios problemas domésticos que suas crianças enfrentam.
Depois de um trágico incidente na escola, Lefebvre decide comandar uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população. Além de dificuldades pessoais, como a doença do pai, um ex-mineiro que sofre de enfisema, ele irá enfrentar enormes dificuldades burocráticas e a maquinação das autoridades educacionais, que farão de tudo para colocar o professor na linha.



















