Nesta quarta-feira (2), Mato Grosso do Sul terá tempo estável, com sol predominante e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que manterá o clima ameno no estado, de acordo com o boletim climático do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
As temperaturas apresentam elevação gradativa, principalmente nas regiões norte, nordeste e pantaneira, onde as máximas podem alcançar entre 23°C e 27°C. Apesar do aumento, não há previsão de instabilidades e a probabilidade de geada é baixa.
Os ventos sopram do quadrante sul com velocidade entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 50 km/h.
Campo Grande terá um dia de tempo firme, com sol predominando e poucas nuvens no céu. A temperatura máxima prevista de até 24°C à tarde. A tendência é de que o tempo continue estável nos próximos dias, com elevação gradual das temperaturas na Capital.
Confira a previsão para as principais regiões do interior do estado:
- Pantanal: entre 10°C e 23°C
- Porto Murtinho: mínima de 10°C e máxima de 17°C
- Norte do estado: mínima de 11°C e máxima de 26°C
- Região do Bolsão (leste): entre 14°C e 27°C
- Anaurilândia: mínima de 12°C e máxima de 22°C
- Grande Dourados: mínima de 8°C e máxima de 19°C
- Ponta Porã: entre 7°C e 18°C
- Iguatemi: mínima de 9°C e máxima de 19°C
Junho com chuvas acima e abaixo da média
De acordo com o boletim climático do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), junho foi marcado por chuvas acima da média histórica em 27 dos 47 municípios monitorados, principalmente no extremo sul do estado. Sete Quedas liderou o ranking com 157,4 mm acumulados, volume 84% superior ao esperado. Iguatemi, Mundo Novo e Japorã também tiveram precipitações acima da média.
Por outro lado, 20 municípios apresentaram chuvas abaixo da média, com destaque para as regiões sudoeste e centro-leste. Em cidades como Maracaju, Sidrolândia, Jardim, Água Clara e Nova Alvorada do Sul, os acumulados ficaram entre 30% e 50% inferiores à média climatológica. A capital Campo Grande também registrou déficit, com volume 41% menor que o esperado segundo dados do Inmet e 9% menor conforme o Cemaden.
Extremos de temperatura e seca
Junho teve ainda extremos de temperatura: a mínima mais baixa foi de -0,9°C em Sete Quedas, e a maior temperatura foi 34,3°C em Pedro Gomes. Amambai registrou a umidade relativa do ar em apenas 11%, enquanto Caarapó teve a maior rajada de vento do mês, com 91,8 km/h.
Apesar da melhora em relação a maio, Mato Grosso do Sul ainda enfrenta seca moderada a severa nas regiões central, sul, nordeste e sudeste, com o SPI (Índice Padronizado de Precipitação) entre -1,3 e -1,6. A boa notícia é que o Pantanal não apresenta sinais de seca no período.
Previsão para o trimestre julho-setembro
Para os próximos três meses, a expectativa é de chuvas irregulares no estado. A média histórica varia entre 75 e 150 mm na maior parte de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados e Aquidauana. No extremo norte, municípios como Sonora e Coxim devem receber entre 25 e 75 mm, enquanto no extremo sul, cidades como Sete Quedas, Mundo Novo e Iguatemi podem ter até 200 ou 300 mm.
As temperaturas para o período devem ficar acima da média em todo o estado. Quanto ao fenômeno El Niño, as projeções indicam 71% de chance de neutralidade, com influência indireta sobre o clima sul-mato-grossense, segundo o Cemtec.