14.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de julho, 2024
spot_img

Quase 120 mil eleitores de MS tem até 8 de maio para regularizar o título eleitoral

Em 2024, ocorrem as eleições municipais para cargos de prefeitos e vereadores no dia 6 de outubro. E para votar, o cidadão precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 119.877 sul-mato-grossenses ainda estão com o título de eleitor cancelado, sendo 40.931 na Capital e 78.946 no interior do Estado.

Os eleitores com pendências devem regularizar sua situação até o dia 8 de maio, data aplicável, também, aos que pretendem tirar a primeira via do título de eleitor, além de atualização de dados e transferência de local de votação.

Vale lembrar que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, mas passam a ser obrigatórios a partir dos 18 anos. Quem tem 15 anos, mas terá 16 até o dia 2 de outubro, já pode providenciar o documento.

Após período, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net ou presencialmente, diretamente nos cartórios eleitorais (veja os endereços no final da reportagem). Quem não possui biometria deverá comparecer ao seu cartório eleitoral munido de documento oficial de identidade (exceto CNH), com foto, e comprovante de endereço, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta. 

Ainda o TRE informou que 1.996.510 eleitores do Estado estão aptos a votarem, sendo que 1.557.33 (78%) possuem biometria e 439.177 (22%) não possuem.

Locais de atendimento

Em Campo Grande, o atendimento é realizado no Cijus (Rua 7 de setembro com Av. Calógeras (antigo Shopping 26 de Agosto) – Centro) e na Central de Atendimento ao Eleitor (Rua Delegado José Alfredo Hardman (antiga Rua do Diário), 180, Parque dos Poderes). O atendimento é realizado das 12 às 18h (não é necessário agendamento).

Nos demais municípios, o eleitor pode consultar aqui os endereços dos cartórios eleitorais, bem como os postos de atendimentos.

Fale com a Redação