23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Quase 31 mil atendimentos foram feitos pelo TRE de MS na semana de fechamento de cadastro

Prazo para regularização terminou nesta quarta-feira, dia 8 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) atendeu, em todo o estado, 30.941 eleitores nos três últimos dias que antecederam o fechamento do cadastro eleitoral de 2024. Só no dia 8 de maio, data-limite, mais de 12 mil pessoas procuraram os fóruns eleitorais e cartórios para emitir, revisar ou transferir seu título de eleitor.

Com o fechamento do cadastro eleitoral, as solicitações de emissão de título, transferência e revisão de dados só serão retomadas em 5 de novembro.

Quem não procurou a Justiça Eleitoral para regularizar o título e precisa comprovar a quitação eleitoral em algum ato civil poderá requerer a certidão circunstanciada a partir desta quinta-feira (9). O documento não habilita a pessoa para o voto, mas atesta a impossibilidade de o interessado regularizar a situação em razão do fechamento do cadastro. Para obter a certidão, é necessário comparecer ao cartório eleitoral com um documento de identificação com foto.

Até a reabertura do cadastro, o eleitor em situação regular poderá emitir a certidão de quitação eleitoral pela Internet, por meio do e-Título ou nos cartórios eleitorais. É necessário pagar multas pendentes, se for o caso, antes de solicitar o documento. Os débitos podem ser consultados e pagos pela Internet por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito.

Dados

Desde janeiro de 2024, foram registrados 48.136 alistamentos (emissões do primeiro título), 50.275 mudanças de domicílio e 41.615 atualizações cadastrais. Dos alistamentos, 18.840 foram de jovens de 15 a 17 anos.

Fale com a Redação