A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, segundo o ranking Times Higher Education 2025, divulgado neste mês. A UFMS conquistou a 13ª posição entre as 32 universidades federais e o 20º lugar entre as 61 instituições brasileiras, sendo a única de Mato Grosso do Sul a figurar na lista.
O ranking avaliou 2.092 universidades de 115 países, destacando a UFMS entre as melhores do mundo na faixa de 1501+. Para essa classificação, foram considerados indicadores como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e visibilidade internacional. A universidade registrou avanços em relação ao ano anterior, com melhorias nas áreas de ensino, relacionamento com a indústria (receitas obtidas por meio de pesquisas) e ambiente de pesquisa.
O resultado representa um salto significativo em relação à edição de 2024, quando a UFMS ocupava a 23ª posição entre as federais e o 40º lugar entre as instituições brasileiras. “Esse progresso reflete as ações adotadas para o aprimoramento da nossa universidade, como o corpo docente altamente qualificado, as parcerias estratégicas, o incentivo à inovação e empreendedorismo, além da gestão eficiente e transparente”, avalia a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.
Spanhol também destacou o orgulho de ver a UFMS entre as 20 melhores universidades do Brasil. “Estar entre as melhores instituições, muitas delas com mais tradição, é motivo de grande orgulho para todos nós, considerando que a UFMS tem apenas 45 anos”, celebrou.
Além disso, a diretora ressaltou o impacto positivo da boa performance da universidade no ranking: “Esse reconhecimento projeta a UFMS como uma instituição de excelência, atraindo estudantes e pesquisadores, além de fortalecer a nossa reputação e fomentar novas parcerias com empresas e órgãos governamentais.”
No cenário nacional e internacional, a UFMS também se destacou no QS World University Rankings 2025, aparecendo entre as melhores universidades da América Latina e do Caribe. A universidade é a primeira em Mato Grosso do Sul, terceira na Região Centro-Oeste, e ocupa o 46º lugar entre as brasileiras, a sua melhor posição nos últimos anos.