26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Reabilitação de pacientes com sequelas pós-Covid-19 será debatida em live da Câmara

Discussão contará com a presença do secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, e do médico Paulo Siufi Neto

A reabilitação dos pacientes com sequelas da Covid-19 será debatida nesta quarta-feira (5), em live promovida pela Câmara Municipal de Campo Grande, às 10h30. A discussão contará com a presença do secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, e do médico Paulo Siufi Neto, diretor clínico do CER/Apae (Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da APAE de Campo Grande), ambulatório para tratamento de pacientes que têm doenças residuais provocadas pelo coronavírus. Conforme divulgado pela prefeitura, o encaminhamento ao local é realizado através do sistema de regulação municipal, onde é feito o agendamento para avaliação de cada caso.  

A live será transmitida pelo Facebook e pelo Youtube da Casa de Leis, por onde o público poderá encaminhar perguntas e sugestões que serão respondidas pelos participantes. Todas as quartas-feiras, às 10h30, a Comissão de Saúde vem promovendo debates com a presença de convidados de assuntos relacionados à pandemia. A Comissão é composta pelo vereador Dr. Sandro Benites (presidente), Dr. Victor Rocha (vice-presidente), vereadores Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester como membros. Essas discussões ocorrem desde o ano passado.

Durante a live, também são repassadas informações com atualização dos dados de casos confirmados, internações e mortes pela doença, além dos decretos atualizando as medidas adotadas para tentar garantir distanciamento social.

Neste ano, os vereadores já debateram, com a presença de convidados, a adoção de medidas restritivas como forma de conter a transmissão do Covid-19, os impactos da pandemia na saúde mental, a importância da atividade física para prevenção e recuperação do coronavírus e as atualizações e protocolos para tratamento da doença. 

Dados – A Prefeitura de Campo Grande iniciou, nesta terça-feira, dia 4, a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas – mulheres com até 45 dias pós-parto – e realiza a aplicação da segunda dose da Coronavac em pessoas que estão com o retorno agendado para o dia 21 de abril, nascidas de janeiro a maio. Conforme divulgado no site da prefeitura, a vacinação segue aberta para pessoas com comorbidade de 45 anos ou mais, trabalhadores da Educação (Ensino básico e superior) e profissionais de Assistência Social de 40 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde de 21 anos ou mais.

Em Campo Grande, desde o início da pandemia, 2,5 mil pessoas já faleceram em decorrência da Covid-19. Conforme dados atualizados pela Sesau na segunda-feira (3), 469 pacientes seguem internados em hospitais da Capital, sendo 224 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Fale com a Redação