(Foto: Edemir Rodrigues)

No último dia 19 de março foi encerrado o período excepcional de matrículas aberto no início deste mês e o resultado foi um aumento de mais de sete mil estudantes na Rede Estadual de Ensino (REE). Ao final da etapa anterior, realizada entre os meses de novembro/2020 e janeiro/2021, foram pouco mais de 194.7 mil estudantes matriculados e, agora, esse total já passa da marca de 202.1 mil alunos.

A iniciativa, que faz parte das ações de Busca Ativa (em prática durante todo o ano de 2020), foi anunciada pela secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, no dia 22 de fevereiro, durante edição da Live da SED. Aberto no dia 08 de março, o período de matrículas se estendeu por duas semanas e ocorreu de forma virtual, pelo portal da Matrícula Digital, com o suporte por telefone (0800 647 0028) e também de forma presencial, na sede da Central da Matrículas da REE.

REE encerra mês de março com aumento no número de estudantes matriculados
Secretária Cecilia comunicou o início da campanha de Busca Ativa, programada para este mês de março

“Sabemos que esse é um período de muitos anseios e preocupações, mas é preciso pensar no futuro dos nossos estudantes. Nosso objetivo, com essa ação, é mostrar para os estudantes, para as famílias – e toda a comunidade escolar – que eles podem confiar no trabalho das escolas e dos profissionais da Rede Estadual de Ensino”, disse a secretária.

O resultado da campanha foi observado em todas as etapas e modalidades ofertadas pela REE. No relatório, que faz um recorte desde o final de fevereiro, o destaque ficou para o aumento da procura nos ensinos Fundamental (Anos Finais e Iniciais) e também no Médio, com mais de cinco mil matrículas realizadas até o dia 19. Somadas aos programas e cursos disponíveis, o total de matrículas foi de 7.3 mil novos alunos.

De acordo com o coordenador de Informações Gerenciais da SED e responsável pela Central de Matrículas, Alciley Lopes, “esse trabalho de Busca Ativa não objetivou a abertura de novas turmas, mas sim o preenchimento das vagas remanescentes nas escolas da Rede em todo o Estado”.

Preparação

REE encerra mês de março com aumento no número de estudantes matriculados
Jornada pedagógica ocorreu durante todo o mês de fevereiro

No mês de fevereiro, as unidades escolares da Rede Estadual passaram por um período de Jornada Pedagógica, pensado para formação e orientações dos profissionais da REE. Nas duas primeiras semanas de março, ocorreu a “acolhida” dos estudantes nas 347 escolas da Rede, de forma presencial e escalonada, com o objetivo de distribuir os kits de biossegurança (máscaras reutilizáveis, frascos e bisnagas de álcool em gel) para os estudantes e apresentar as equipes antes do início das atividades remotas.

REE encerra mês de março com aumento no número de estudantes matriculados
Nas semanas de acolhida, estudantes receberam os kits de biossegurança

As aulas não presenciais foram retomadas no dia 10 de março e seguem realizadas com o apoio de aplicativos de parceiros como Google e Microsoft. Neste 2021, os estudantes que não possuem conectividade seguem contando com as atividades impressas, disponibilizadas pelas unidades escolares da REE, bem como realizado no ano de 2020.

Para a titular da SED, as ações protagonizadas pela Rede Estadual também resultaram no aumento da procura das famílias pela matrícula neste mês. “Durante o período de acolhimento, no início de março, as nossas escolas fizeram um trabalho brilhante, com as orientações e distribuição dos kits de biossegurança. Na sequência, retomamos as atividades remotas com absoluto sucesso. Essas ações passaram confiança e o resultado pode ser observado agora”, disse a secretária Cecilia.

Comentários