22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 17 de abril, 2024
spot_img

Retorno as aulas marca ‘alegria’ de alunos e profissionais com planejamento positivo cumprido

Os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), de Campo Grande, ou parte deles, retornaram as aulas dentro das escolas, as chamadas atualmente, aulas presenciais. O momento, após um ano e seis meses longe das unidades de ensino, foi um misto de ‘surpresa’, alegria e emoção ao retornar a convivência coletiva na Educação, com colegas, amigos, professores e todo o ‘mundo’ da formação escolar. O sentimento também foi mutuo entre os profissionais ao receberem os antigos e novos alunos ou neste ‘novo normal’, todos novos estudantes, entre crianças e adolescentes da Capital, nesta segunda-feira (26).

O retorno das atividades presenciais, mais ainda até de forma escalonada, com metade dos alunos uma semana, e outra metade, na próxima ou com aqueles que ficarão no ensino remoto, aconteceu hoje, após os quase 20 meses longe da escola, se contar desde as férias de dezembro de 2019, pois não se retornou em 2020, devido ao inicio da Pandemia da Covid 19, no mês de março,. Ou dentro do ano letivo, foram um ano e quatro meses de ensino remoto, seguido para amenizar os efeitos da pandemia na Capital.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que acompanhou de perto, algumas escolas, disse que não tinha como não ‘se emocionar’, vendo o ‘brilho nos olhos das crianças’, ansiedade de todos, inclusive a dela, bem como para ver como tudo estava e irá funcionar bem, neste retorno ou recomeço da vida escolar. Elza destacou que hoje é um dia histórico, e que tudo ocorrerá de forma harmoniosa e bom atendimento, pois a “Semed (Secretaria Municipal de Educação) se organizou da melhor maneira possível para que isso acontecesse de forma tranquila, sem oferecer riscos aos servidores e alunos.”.

A secretaria ratificou e lembrou que todos os servidores se envolveram, como ela e o prefeito também estiveram de perto acompanhando os preparativos e indo ver os propensos resultados finais nos últimos dias, antes de abri nesta segunda-feira (26). “Estudamos, toda questão sócio, de saúde publica, nossa estrutura. Fizemos todo um pensado e bom planejamento, publicamos decretos detalhados. As escolas com tempo pra organizar, formação dos servidores administrativos com uma semana de preparo. Esse retorno vem é positivo. Em todas as unidades foram cumpridos os protocolos de biossegurança”, pontuou.

Estrutura e como agir

Atualmente, a Reme conta com 109 mil alunos, nas 202 unidades, sendo cindo em tempo integral. Com este retorno, foi suprimido o intervalo e educação física que ficam suspensos, por tempo indeterminado.

Os alunos entraram com intervalos de séries e horários, entre 7 as 7h30 e liberados as 10h30 na saída (pela manhã) e respectivamente as 13 as 13h30, com saída as 16h30.

Não haverá merenda coletiva e serão servidas em cada sala de aula.

Além do uso obrigatório das mascaras, lavagem de mãos e uso de álcool em gel, bem como se mantem o distanciamento ns salas,

“O que vimos , entre visitas de toda a equipe da Semed e documentação apresentada, todas as escolas conseguiram cumprir com os POP’s (Plano Operacional Padrão) e cada uma se adequou a sua realidade”, avaliou a secretaria.

Fale com a Redação