
Cantor de 59 anos deixou 661 obras musicais registradas no Ecad e uma carreira marcada por sucessos do sertanejo
O público poderá se despedir na quinta-feira (24) do cantor Rick, da dupla Rick & Renner, em Sorocaba, no interior de São Paulo. A cerimônia será aberta aos fãs e está prevista para ocorrer um dia antes do sepultamento do artista, marcado para sexta-feira (25), também na cidade. Os horários e o local ainda não haviam sido divulgados oficialmente.
Rick morreu aos 59 anos após a queda de um helicóptero na Serra de Santa Catarina. A aeronave foi localizada na manhã de terça-feira (22), depois de desaparecer durante um voo no estado. As cinco pessoas que estavam a bordo morreram.
O helicóptero era um Bell 430, de matrícula PP-MGR. Além do cantor, estavam na aeronave o empresário Bruno Avelar, o fotógrafo e filmmaker Paulo Soares, o piloto Antônio Roberto Nóbrega de Araújo e o copiloto Leopoldo Barros Teixeira.
Os corpos foram resgatados na tarde de terça-feira. Segundo informações da Polícia Científica de Santa Catarina, dois estavam dentro da aeronave e três foram encontrados do lado de fora. O material foi encaminhado para procedimentos de identificação e exames periciais em Florianópolis.
A investigação sobre as causas do acidente está em andamento. A Força Aérea Brasileira e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) participam da apuração.
Rick, voz de ‘Ela é Demais’, será velado em Sorocaba apó
Além de cantor e integrante de uma das duplas de maior destaque do sertanejo romântico, Rick deixou um extenso catálogo como compositor. Dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apontam 661 obras musicais registradas em seu nome.
As composições não foram necessariamente gravadas pelo próprio Rick ou pela dupla com Renner. Parte delas chegou ao público nas vozes de outros artistas conhecidos da música sertaneja.
Entre as músicas associadas à autoria de Rick estão “Só Dá Você na Minha Vida” e “Poeira da Estrada”, gravadas por João Paulo & Daniel; “Eu Menti”, de Chitãozinho & Xororó; “Bebo Pa Carai”, “Apaixonado por Você” e “Coração Cigano”, de Gino & Geno; além de “Agenda Rabiscada”, “Amor de Violeiro” e “Conta Pra Ela”.
A carreira de compositor também ajudou a ampliar a presença de Rick no repertório de outros intérpretes do sertanejo, enquanto a dupla com Renner consolidava sua própria trajetória.
+ Conheça a trajetória e o legado do cantor Rick, um dos grandes nomes do sertanejo
Rick e Renner
Geraldo Antônio de Carvalho, conhecido artisticamente como Rick, nasceu no Tocantins e se mudou ainda criança com a família para Brasília. Começou a cantar ainda na infância e, posteriormente, formou a dupla com Ivair Reis Gonçalves, o Renner.
A parceria começou nos anos 1980 e ganhou projeção nacional na década seguinte. Entre os maiores sucessos estão “Ela é Demais” e “Nos Bares da Cidade”.
“Ela é Demais”, lançada no álbum “Mil Vezes Cantarei”, de 1998, tornou-se um dos principais marcos da carreira da dupla. A música, de autoria de Elias Muniz, ajudou a consolidar Rick & Renner entre os nomes de destaque do sertanejo romântico no fim dos anos 1990.
No ano seguinte, o álbum “Instante Mágico” manteve a dupla em evidência, com músicas como “Muleca”, “Cara-de-Pau”, “Fim de Semana” e “Na Pontinha do Pé”, esta última com participação do grupo Molejo.
Ao longo da carreira, Rick e Renner lançaram álbuns, DVDs e fizeram turnês pelo país. Segundo dados divulgados sobre a trajetória da dupla, os artistas chegaram a vender mais de 7 milhões de discos e realizar cerca de 150 apresentações por ano.
Separação e retorno aos palcos
Em 2010, depois de aproximadamente 25 anos de parceria, Rick e Renner anunciaram uma pausa nos trabalhos da dupla. Rick passou a investir na carreira solo e adotou o nome artístico Rick Sollo.
Nos anos seguintes, lançou os álbuns “Pronto pra te amar”, em 2011, e “Foi Deus…”, em 2015.
A parceria com Renner foi retomada em 2018, quando os dois lançaram o álbum “Seguir em Frente” e voltaram a se apresentar juntos.
Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a dupla também realizou lives pela internet. As apresentações tiveram milhões de acessos e incluíram transmissões com arrecadação de doações.
Nos últimos anos, Rick e Renner continuaram lançando músicas. Entre os trabalhos mais recentes estão “Estou Aqui!”, de 2024, “Porque o Bruto Chora”, de 2025, e “O Caçador”, lançado em 2026.
Antes da morte de Rick, a dupla estava em atividade com a turnê “Em Nome da Música”. O último show divulgado ocorreu em Sorriso, em Mato Grosso, no dia 19 de setembro, apenas dois dias antes do acidente. A agenda da dupla tinha apresentações previstas até dezembro deste ano.
Acidente
Rick viajava em um helicóptero que havia partido de Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, com destino a São Joaquim. O voo tinha caráter particular e o cantor estava acompanhado do empresário Bruno Avelar, do videomaker Paulo Soares e da tripulação.
O contato com a aeronave foi perdido durante o trajeto. As buscas foram iniciadas ainda na segunda-feira (21), mas as condições meteorológicas dificultaram os trabalhos na região serrana.
Os destroços foram encontrados na terça-feira (22), e as autoridades confirmaram a morte dos cinco ocupantes. As circunstâncias que levaram à queda ainda são investigadas.
Bruno Avelar será sepultado em Belo Horizonte, em Minas Gerais. A família de Rick definiu Sorocaba como local da despedida do cantor, com velório previsto para quinta-feira e enterro na sexta-feira.




















