A consolidação da Rota Bioceânica deve mudar não apenas o caminho das exportações brasileiras até o Oceano Pacífico, mas também o mapa de oportunidades profissionais em Mato Grosso do Sul. Os impactos esperados sobre carreiras, empresas e desenvolvimento regional serão discutidos nesta segunda-feira (28), a partir das 19h, no Centro Universitário Estácio Campo Grande.
Com o tema “Rota Bioceânica e o Ecossistema de Carreiras: o novo mapa de oportunidades profissionais para Mato Grosso do Sul”, o encontro aberto ao público vai abordar as transformações provocadas pelo corredor internacional, que conectará o Brasil aos portos do Pacífico por meio do Paraguai, Argentina e Chile. A expectativa é de reflexos em diferentes áreas da economia, com ampliação dos investimentos, da infraestrutura, dos serviços e da demanda por profissionais qualificados.
A proposta é mostrar aos estudantes que a Rota Bioceânica vai muito além da logística. Mudanças nas cadeias produtivas, expansão urbana, comércio internacional, tecnologia, gestão pública e privada e novos negócios tendem a exigir profissionais preparados para trabalhar em um ambiente cada vez mais integrado.
Segundo Alessandra de Almeida, coordenadora dos cursos de Gestão da Estácio, esse novo cenário exige que os futuros profissionais ampliem o olhar sobre suas próprias áreas de atuação. “A Rota Bioceânica traz oportunidades que não ficam restritas ao transporte ou ao comércio exterior. Ela movimenta empresas, serviços, investimentos e pessoas. Para quem está se preparando para o mercado, entender essas transformações agora é uma forma de enxergar onde estarão as novas demandas e quais competências precisarão ser desenvolvidas”, afirma.
O tema envolve diretamente carreiras como Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Saúde, Medicina Veterinária e Direito. Entre as competências que ganham espaço estão visão estratégica, capacidade de trabalhar de forma multidisciplinar e conhecimento sobre as novas dinâmicas econômicas da região.
Um dos destaques da programação será a palestra do professor Antônio Eládio Victória Neves, que vai discutir especialmente os impactos do corredor sobre Administração, Contabilidade e Gestão de Recursos Humanos. Temas como governança, inteligência tributária, análise financeira, gestão de negócios e comércio internacional estarão entre os assuntos apresentados.
A programação também terá uma mesa-redonda com a participação de Luan Argemon, superintendente de Inovação e Novos Negócios do Parktec CG; da professora Maria Tainara Carneiro, da coordenação de Nutrição; e da professora Lusianne Azamor, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Estácio.
Oportunidades na prática
Além das discussões sobre o futuro das profissões, o evento pretende aproximar os acadêmicos das oportunidades que já existem no mercado. Uma Feira de Empregabilidade reunirá empresas e instituições parceiras para apresentação de vagas de estágio e emprego, contato com recrutadores, cadastro de currículos e participação em processos seletivos.
A programação inclui ainda a Feira do Aluno Empreendedor, espaço destinado aos estudantes que já desenvolvem produtos, serviços ou negócios próprios. Os selecionados poderão apresentar seus empreendimentos, divulgar suas marcas, fazer contatos e comercializar produtos e serviços durante o evento.
A palestra será presencial, no Centro Universitário Estácio Campo Grande, a partir das 19h, e contará ainda com exposição dialogada, apresentação multimídia e espaço para perguntas e debate.
Serviço
Evento: Rota Bioceânica e o Ecossistema de Carreiras: o novo mapa de oportunidades profissionais para Mato Grosso do Sul
Data da palestra e mesa-redonda: 28 de setembro
Horário: 19h
Local: Centro Universitário Estácio Campo Grande
Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1800, Campo Grande (MS)
Feira de Empregabilidade: 28 de setembro
Feira do Aluno Empreendedor: de 28 de setembro a 1º de outubro





















