A obra da ponte sobre o Rio Paraguai, entre as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Alto Paraguai (PY), atingiu a marca de 56,02% executadas até o final do mês de julho. Para o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, o projeto avança satisfatoriamente.
Executada com recursos da Itaipú Binacional, a ponte é considerada fundamental para a Rota Bioceânica, uma super rota viária que conectará o Porto de Santos (SP) até os portos do Chile, passando pelo Paraguai e a Argentina, facilitando a exportação de produtos brasileiros para a Ásia.

No lado brasileiro da ponte, destacam-se os avanços no viaduto e deck de acesso. A concretagem das lajes dos trechos 29 e 28 foi concluída, enquanto as obras dos trechos 27 e 26 estão quase finalizadas. As seções 25 e 24 mostram progressos significativos na colocação de pré-lajes.
No Pilar 14, correspondente ao pilar principal da estrutura atirantada do lado brasileiro, foi concluída a colocação de formas e plataforma para formas, permitindo avançar na colocação de reforço para a segunda viga de contraventamento.
Já no lado paraguaio, no Pilar 13, que corresponde ao pilar principal da zona atirantada, são realizadas tarefas de colocação de armaduras no segmento 1 do tabuleiro. Foram iniciados os procedimentos de elevação do último tronco do Pylono P13, através de um sistema de cofragem deslizante.
Com 1.294 metros de extensão, a ponte está dividida em três trechos. Dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros. A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões.
