A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito na manhã deste domingo (25) em uma eleição com chapa única. Ele assume o comando da entidade após o afastamento de Ednaldo Rodrigues por decisão judicial no Rio de Janeiro.
Especialista em infectologia e medicina esportiva, Xaud presidia a Federação Roraimense de Futebol desde 2024. Agora, assume o desafio de liderar o futebol brasileiro em meio a demandas por mudanças estruturais e fortalecimento das competições.
Entre suas principais propostas estão a valorização do Campeonato Brasileiro, com foco em sua robustez, investimentos no futebol feminino, padronização dos gramados e a delegação da gestão das séries A e B diretamente aos clubes. Samir também prometeu garantir total autonomia ao técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti.
Bastidores da eleição
A eleição foi marcada pela ausência de concorrentes. Samir Xaud contou com o apoio de 19 federações estaduais — bem acima do mínimo exigido, que é de oito federações e cinco clubes.
Nos últimos dias, um movimento formado por mais de 30 clubes das Séries A e B tentou viabilizar uma candidatura alternativa, tendo como nome Reinaldo Carneiro, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). No entanto, o grupo não conseguiu reunir o apoio necessário para formalizar a candidatura.
A definição do novo comando da CBF ocorre em um momento simbólico. Nesta segunda-feira (26), Carlo Ancelotti fará sua primeira convocação como técnico da seleção brasileira, divulgando a lista de jogadores para as Eliminatórias da Copa do Mundo.