23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Sanesul deve firmar a primeira Parceria Público-Privada no final do mês

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está bem perto de firmar a sua primeira Parceria Público-Privada (PPP). A empresa que será parceira da Estatal para os próximos 30 anos de investimentos no setor será conhecida no final de outubro. É quando acontece o leilão virtual do processo licitatório que irá definir a empresa da PPP que será realizado pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Um estudo minucioso que demorou meses para ficar pronto, e revelou a modelagem econômico-financeira proposta pela companhia para o saneamento das próximas décadas. Diversas empresas fizeram o credenciamento desde o início de Junho/2020, realizaram visitas técnicas nas instalações operacionais dos municípios atendidos pela estatal em MS.

A empresa vencedora do certame deverá, em parceria com a  Sanesul, operar o sistema de esgotamento sanitário nos 68 municípios do Estado por 30 anos. A previsão é de que, em até 10 anos, todas das cidades atendidas pela estatal tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico com o nível máximo de cobertura, ou seja, o serviço universalizado.

A expectativa é de uma injeção direta de recursos na ordem de RS 3,8 bilhões em todo o sistema de esgotamento sanitário de MS.

Com a PPP, além da universalização num curto espaço de tempo, haverá modernização dos sistemas de esgoto já existentes; melhorias na saúde pública, atração de novos investimentos que deve gerar o aumento de emprego e renda; valorização dos espaços urbanos e a preservação do meio ambiente.

Com 41 anos de atuação, a Sanesul já atingiu a universalização do fornecimento da água tratada nas localidades operadas.

“Nosso compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e aumentar o índice de cobertura de esgotamento sanitário no Estado. Com a Parceria Público-Privada, vamos antecipar investimentos para garantir a universalização, melhorando a qualidade de vida dos sul-mato-grossenses. Estamos caminhando de forma estruturada, para consolidar o projeto comandado pelo Governo de Mato Grosso do Sul como o primeiro Estado do país a garantir ao cidadão a universalização do saneamento”, comentou o diretor presidente Walter Carneiro Junior.

Fale com a Redação