31.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

Sanesul investe em Sonora na energia solar para operar sistemas de saneamento

A Sanesul colocou em operação uma nova central de energia solar na cidade de Sonora. A nova central é a quarta unidade implantada e operada pela empresa e faz parte do planejamento estratégico e demanda por energia elétrica dos sistemas de abastecimento de água  que opera no Estado de Mato Grosso do Sul.

 A fonte natural apresenta ótimos resultados, é econômica e ecologicamente correta. Este é um investimento com recurso próprio para diminuir seus custos operacionais, sem prejudicar a produtividade e nem a qualidade dos serviços. O valor investido foi de R$ 908 mil reais. 

Em Sonora, foram instaladas 376 placas fotovoltaicas, divididas em duas áreas já pertencentes à Sanesul. A ocupação das áreas levou em conta a previsão da expansão do sistema de abastecimento de água com a implantação de mais reservatórios na localidade. 

De acordo com Aldo Alvarenga do Amaral, Engenheiro Eletricista da empresa, cada área ficou com 95,88kWp de potência, sendo consideradas microusinas. Esta configuração no momento  é a que melhor atende em termos de retorno financeiro a demanda da Sanesul. Com isso, a economia projetada será de aproximadamente R$ 25 mil reais por mês com as usinas de Sonora. O retorno dos investimentos acontece em cerca de três anos.

MAIS PROJETOS:

Desde 2020, a Sanesul utiliza a energia solar no Complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande, onde ficam as gerências comercial, almoxarifado, manutenção e o laboratório central. Em 2022 também foi inaugurada a central de Ivinhema. 

Com uma microusina instalada no Complexo Maria Cecília Barbosa (58kWp), uma no pátio da Sanesul em Ivinhema (96kWp), e as duas em Sonora, a Sanesul possui quatro sistemas próprios de geração de energia fotovoltaica.  

As usinas foram implantadas com recursos da Sanesul e os quatro projetos foram coordenados pela Gerência de Manutenção da Sanesul – GEMA, ligada a Diretoria Comercial e de Operações.

A Sanesul tem a energia elétrica como um dos insumos mais onerosos, mas necessário para operar os seus sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. Por isso, busca aprimorar a eficiência energética em todo o processo com alternativas de geração de energia elétrica através de projetos sustentáveis, como no caso da microusinas de energia fotovoltaicas. 

https://www.youtube.com/embed/ty0zc1gifXo

Fale com a Redação