26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Santa casa forma brigada de incêndio com funcionários voluntários

O objetivo é estabelecer condições para o combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros

Desde o último dia 29 de junho, a Santa Casa de Campo Grande tem realizado o curso de formação da Brigada de Incêndio do hospital com funcionários voluntários. O treinamento conduzido efetivamente neste ano por Bombeiros Militares conta também com o apoio dos profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). A formação tem a previsão de ser concluída no final deste mês de julho.

Santa casa forma brigada de incêndio com funcionários voluntários

O treinamento tem o objetivo de estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e reciclagem para atuação na instituição e em áreas de risco, na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros. Ações estas, que visam, em caso de algum sinistro, proteger a vida e o patrimônio, além de reduzir os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado.

Este curso é em cumprimento à norma do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que se aplica a todas as edificações, eventos temporários ou áreas de risco, conforme a Lei Estadual nº 4335/2013 –  Código de Segurança contra Incêndio, Pânico e outros riscos no Estado de Mato Grosso do Sul. E de acordo com o engenheiro de segurança da Santa Casa, Nelson Weis, a presença dos militares torna a capacitação ainda mais efetiva.

“Esse ano em particular temos a presença dos próprios bombeiros militares na condução do treinamento, seja na parte teórica ou prática, e isso tem sido muito importante, pois dá ainda mais credibilidade à equipe que está sendo formada. Agradeço aos militares e suas companhias pelo apoio à Santa Casa”, disse Nelson.

A Brigada de Incêndio da Santa Casa de Campo Grande é composta por funcionários voluntários para realizar atendimento e auxílio em situações de emergência. A equipe está sendo formada para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes com apoio e capacitação dos oficiais do Corpo de Bombeiros: 1º sargento bombeiro militar Murilo Insabralde Segato, 1º sargento bombeiro militar Renato Alexandre Souza de Almeida e cabo bombeiro militar Fábio Ocampos de Souza.  

A parte teórica foi feita através de EAD com o apoio da Escola de Saúde da Santa Casa e a parte prática de evacuação está sendo realizada em setores estratégicos. No subsolo, ainda em julho, terá a aula de combate ao incêndio utilizando extintores de incêndio que estão vencendo dentro do mês de realização do curso e, também, gasolina e óleo diesel para a prática do treinamento.

Fale com a Redação