27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Santa Casa qualifica funcionários e busca habilitação para formar novos profissionais

A Escola de Saúde da Santa Casa de Campo Grande tem contribuído com a qualificação de profissionais dentro e fora do hospital. Essa ênfase em levar conhecimento no campo da educação e do trabalho em saúde, no maior e mais bem equipado hospital da região Centro-Oeste, fez com que a instituição buscasse pela habilitação de Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação (MEC), e assim poder ofertar graduações próprias nas áreas da enfermagem e multiprofissional.

Em 2020, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), foram registradas pela Escola de Saúde, 9.965 participações de funcionários em capacitações nas mais diversas áreas e com 797 horas e 56 minutos de treinamento. A atuação da escola também foi decisiva nas capacitações relacionadas à pandemia (COVID-19), tornando-se uma das instituições referência nesse treinamento, com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia da Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Além da Educação Permanente, foi possível fazer um mapeamento de todos os campos de estágio dentro da instituição para determinar a capacidade de alocação de alunos, estabelecendo normas e rotinas a serem seguidas pelos estagiários. Nesse período, em ano de pandemia, foram acolhidos 424 alunos do Curso de Medicina, 70 alunos do Curso de Enfermagem e 150 alunos do curso técnico em enfermagem. Além disso, a Escola de Saúde contribuiu para a integração de 225 novos técnicos de enfermagem e enfermeiros contratados pelo hospital.

Santa Casa qualifica funcionários e busca habilitação para formar novos profissionaisO diretor da Escola de Saúde e, também, diretor-secretário adjunto da Santa Casa, Prof. Ivan Araújo Brandão, afirmou que a maior missão da escola é a capacitação profissional, por isso o anseio pela elevação à Hospital de Ensino. “Nossa atividade aqui é voltada para a capacitação. E essa preocupação com qualificação que nos motivou a ingressar no processo de obtenção da autorização pelo Conselho Nacional da Educação para iniciar nossa graduação na área técnica de enfermagem”, comentou o professor.

Santa Casa qualifica funcionários e busca habilitação para formar novos profissionais

Com boa parte da população de alguma forma sob confinamento devido à COVID-19, o recurso do Ensino à Distância foi fortalecido com simulações realísticas de treinamentos, games e entre outras estratégias adotadas. Foram produzidos 18 cursos nesta modalidade nas áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, além de boa parte dos treinamentos relacionados à COVID- 19. O Ensino à Distância teve a participação de 3.352 pessoas em cursos e palestras gratuitas, sendo três eventos com transmissão ao vivo pela internet.

O diretor destacou ainda que, neste ano, inúmeros cursos serão viabilizados e que toda essa estrutura educacional demonstra o preparo da Escola de Saúde da Santa Casa na formação de novos profissionais na área da saúde. “Com certificação, conseguiremos formar mais profissionais da saúde. Buscaremos por mais autorizações para iniciar graduações em enfermagem, fisioterapia e, muito em breve, a de medicina. Depois de formados, esses profissionais entrarão no mercado de trabalho com o know-how que a Santa Casa proporciona a todos aqueles que passam por aqui”, finalizou professor Ivan.

No momento, o credenciamento dos Hospitais de Ensino pelo Governo Federal está suspenso em todo Brasil, mas a Santa Casa de Campo Grande continua dentro do processo e aguardando para apresentação do novo pleito que liberação desta certificação.

Fale com a Redação