Em parceria com a Sicredi Centro Sul MS/BA, o Sebrae/MS promoveu, na noite dessa terça-feira (22), um encontro com aproximadamente 50 empreendedores associados à cooperativa de crédito. A iniciativa ofereceu conhecimento especializado sobre crédito, investimentos e gestão financeira, com o objetivo de ajudar os participantes a obterem recursos para a melhoria dos negócios, além de apresentar soluções financeiras e consultorias técnicas que podem contribuir para o crescimento empresarial.
O analista-técnico do Sebrae/MS, Hítalo Silva Cunha, explicou que é essencial que a empresa esteja preparada, com a gestão financeira organizada, no momento de dar o próximo passo rumo ao crescimento. Ele destacou que o Sebrae pode ser procurado para oferecer o apoio técnico necessário na tomada de decisões.
“O Sebrae é especialista em empreendedorismo e oferece suporte ao empresário para que esteja preparado para tomar crédito de forma consciente, sem comprometer a saúde financeira do negócio. É como um remédio: é preciso saber a dose certa para que traga os benefícios esperados. A ideia é que o conhecimento que podemos proporcionar sobre gestão e planejamento reduza as preocupações e gere prosperidade para as empresas, ativando um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico. O sucesso do empreendedor gera emprego e renda na comunidade, impactando positivamente a economia local”, afirmou Hítalo Cunha.
A gerente da Agência Integração da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Vanira Karling, destacou a importância da ação em parceria com o Sebrae/MS.
De acordo com a gerente da Agência Integração da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Vanira Karling, a realização de ações em conjunto com o Sebrae é estratégica, pois ambas as instituições têm como objetivo promover o crescimento dos negócios. “Uma das nossas funções, como instituição cooperativa, é fazer com que o nosso associado prospere, que ele aumente suas vendas de produtos e serviços. Para isso, ofertamos soluções financeiras adequadas ao perfil de cada um. Ao aliar tudo isso à consultoria do Sebrae, que é uma grande referência em empreendedorismo no Brasil, alinhamos propósitos. É uma grande instituição cooperativa ao lado de uma grande instituição de suporte ao empresário. Essa parceria trará muitos resultados positivos para o crescimento dos negócios em Dourados”, destacou.
O encontro contou com palestra sobre gestão financeira ministrada pelo consultor do Sebrae, Luis Alberto Mendonça Salina, abordando temas pertinentes à organização para obtenção de crédito, para que o público conhecesse mais sobre fluxo de caixa, estoque, capital de giro, negociação, preço e, além disso, a diferença entre empréstimo e financiamento, quais são os critérios analisados pelos bancos e as condições e documentos que a empresa geralmente precisa apresentar.
Palestra com consultor do Sebrae/MS levou orientações aos empreendedores sobre como se planejar para obter crédito sem comprometer a saúde financeira do negócio
Na sequência, o Sicredi apresentou seus principais produtos e serviços de crédito e investimentos disponíveis para os empreendedores. Durante o evento, os participantes também foram convidados a se inscrever na solução Sebrae Resolve Crédito – um acompanhamento gratuito com consultoria online de até seis horas, voltado à organização das finanças empresariais.
Para o empresário Rodrigo Nogueira, da agência de publicidade Burn, conhecer as possibilidades oferecidas contribuiu para ampliar sua visão sobre os produtos financeiros disponíveis. “Eu vim interessado nas linhas de crédito para investimento em equipamentos, mas o evento me permitiu conhecer também ferramentas de aplicação de recursos com rentabilidade. Foi muito esclarecedor, tanto na parte de investir quanto na de tomar dinheiro emprestado”, avaliou.
Outro participante foi o empresário Roberto Sassi, da Madegran – Comércio de Madeiras, também aprovou a iniciativa. “O conteúdo das apresentações foi excelente e agregou muito. Foi um evento produtivo, com temas pertinentes, que certamente trarão benefícios não só para mim, mas para todos que estiveram presentes”, concluiu.