25.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de março, 2024
spot_img

Sebrae/MS e Prefeitura lançam plataforma para melhorar o acesso dos pequenos negócios às licitações

Como parte do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal lançaram na noite da última terça-feira (05), o Portal Empreende Dourados. Desenvolvida para facilitar o acesso dos pequenos negócios locais aos editais de licitação do poder público, a plataforma digital foi apresentada durante o Happy Hour de Negócios, que aconteceu na Dio Santo Pizzaria, e reuniu cerca de 50 participantes.

Para se cadastrar, o empreendedor interessado deverá acessar o portal, por meio do link: https://dourados.empreende.app.br/ e informar nome, e-mail e segmento comercial, para ser comunicado assim que um edital da área compatível for lançado. O decreto que validará a plataforma e permitirá que os empresários locais tenham prioridade nas compras do executivo municipal será publicado na próxima segunda-feira (11).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cleriston Recalcatti, o portal expressa os benefícios de uma maior aproximação entre o empresariado da cidade e o setor público para alavancar a economia local. “É um ciclo em que todos nós ganhamos. Destinando o recurso das compras públicas para o comércio do próprio município, os negócios crescerão e, lá na frente, mais impostos serão recolhidos, possibilitando que a Prefeitura invista ainda mais na cidade. O portal contribuirá muito para isso. Será um divisor de águas!”, comemorou o secretário Cleriston Recalcatti.

Para o gerente em exercício da Regional Sul do Sebrae/MS, Hitalo Silva Cunha, o Portal Empreende é um grande exemplo da estratégia em proporcionar instrumentos legais para o crescimento dos pequenos negócios. “Com todas as informações centralizadas e os recursos que o portal oferece, as micro e pequenas empresas terão mais condições de se planejar para vender para o município. E com o decreto, poderão ter prioridade nas compras públicas, o que representa um grande avanço no ambiente de políticas públicas”, explica o gerente Hitalo Cunha.

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados desempenha o papel de polo regional de 34 cidades, como destacado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), Paulo Campione, parceiro da iniciativa. “Diante da importância de Dourados, além do impacto dentro da própria cidade, o desenvolvimento da economia local poderá encadear o fortalecimento dos negócios atuais e gerar novos negócios também nos municípios vizinhos, que serão provocados a ampliar seu leque de produtos e serviços”, observa o presidente.

Já o proprietário da Clínica Acesso Saúde, Ivander Scarpeta, apontou que muitas vezes, os empresários acreditavam não ter condições de vender para o município, e com o portal, uma das vantagens é ter acessibilidade a isso. “A ferramenta ajuda a desburocratizar. Como são muitos documentos e detalhes, o pequeno empresário que antes pensava que não saberia trilhar o caminho certo, utilizando o portal, terá mais facilidade. Eu acho que o ‘não saber fazer’ é o que essa ferramenta vai ajudar a extinguir. Com isso, pessoas daqui que nunca pensaram em fornecer para a prefeitura, agora poderão captar o que estava indo para empresas de fora”, enfatiza o empresário.

Serviços e transparência

Por meio do Portal Empreende Dourados, além de terem acesso aos editais de licitação lançados pelo município, os empreendedores locais cadastrados também vão poder acompanhar o Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal e se programarem para participar dos pregões. Outro recurso disponível, é o acesso rápido a todas as certidões necessárias para a empresa habilitar-se nos processos licitatórios, além de ser um local de consulta das legislações de compras públicas municipais.

A plataforma também dá acesso direto à Sala do Empreendedor e os empresários podem tirar dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos. Mais do que auxiliar o empreendedor, outro recurso disponível na plataforma digital permite que as empresas se aproximem dos consumidores. No portal, há um sistema de georreferenciamento que indica no mapa do município a localização de cada empreendimento cadastrado, além do tipo de produto ou serviço oferecido, com isso, a população consegue encontrar soluções para as demandas que possui de modo fácil e rápido.

O lançamento do Portal Empreende Dourados ocorreu com a presença de autoridades e empreendedores do município como uma das etapas de se gerar networking e troca de conhecimento sobre as etapas de uma licitação. A plataforma detalha legislação do município, certidões que são necessárias e caminho para saber como acessá-las, além de abas para capacitação e oportunidades, bem como o cadastro para as empresas acompanharem as licitações e poderem participar das compras públicas.

Mais informações sobre o Portal Empreende Dourados podem ser obtidas por meio do número (67) 3410-5613 (Whatsapp). Para obter outros detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue para 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

-Fonte: Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS

Fale com a Redação