Na noite desta quinta-feira (19), o Sebrae/MS realizou o lançamento estadual do programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso, que oferece capacitação para profissionais contábeis para atuarem na rede de Atendimento do Sebrae. A iniciativa foi lançada de forma online, durante o XXIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC-MS).

O Contador Parceiro é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), lançada em nível nacional em abril deste ano. O programa, totalmente gratuito, tem o objetivo de capacitar os profissionais da contabilidade para atuar em gestão, empreendedorismo e inovação visando a criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios. Com o lançamento estadual, a longo prazo, a proposta é inserir estes profissionais na estratégia da rede de atendimento do Sebrae/MS.

Presente virtualmente no lançamento estadual, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, ressaltou a importância do profissional da contabilidade para as micro e pequenas empresas, principalmente na retomada da economia pós-pandemia de Covid-19. “Os contadores são essenciais, são eles que dialogam com os empresários, são eles que muitas vezes têm a capacidade de orientar os empresários. Ao trabalhar em rede, iremos gerar mais valor para os pequenos negócios”, destacou.

O evento online também contou com a participação da Coordenadora Nacional do Comitê Gestor do Programa Contador Parceiro e presidente do CRC de Pernambuco, Maria Dorgivânia Arraes, que detalhou o programa. “Lançamos este projeto para que possamos atender as micro e pequenas empresas brasileiras e os microempreendedores individuais, acreditamos que o profissional da contabilidade é o responsável pela sustentabilidade das empresas”, reforçou. Conforme a coordenadora, apenas em Mato Grosso do Sul, a meta é capacitar pelo menos 7 mil profissionais.

Saiba Mais

Em abril de 2020, o Sebrae celebrou um convênio de Cooperação Geral com o Conselho Federal de Contabilidade. Após aprovação do Plano de Trabalho, em dezembro, as equipes da entidade e do CFC iniciaram a construção de uma trilha de capacitação específica para os profissionais contábeis. O 1º módulo desta trilha foi disponibilizado no dia 25 de abril deste ano, data em que se comemora o Dia do Contador e do Contabilista.

Ao todo, a iniciativa tem como metas, até abril de 2023, qualificar 100 mil profissionais da área em temas de gestão, empreendedorismo e inovação, habilitar 20 mil profissionais para atuar na rede de atendimento do Sebrae, além de atender 550 mil pequenos negócios de todo o País. 

Como se inscrever

Para realizar a capacitação, os profissionais contábeis devem acessar o site www.sebrae.com.br/contadorparceiro. O curso é feito de forma online e será liberado após a inscrição dos interessados. Mais informações pelo 0800 570 0800.

Fonte: Ascom Sebrae-MS

Comentários