22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Secretaria da Mulher realiza ato em memória de Marielle Franco

Manifestantes cobram das autoridades solução para a autoria do crime

A Secretaria da Mulher realiza, nesta segunda-feira (15), debate com o tema “Violência Política de Gênero” e ato em memória de Marielle Franco, vereadora no Rio de Janeiro assassinada em 2018. O evento integra a programação do Março Mulher e será realizado no plenário 6 às, 16 horas.

O debate será mediado pelas deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP), 2ª Coordenadora-adjunta da bancada feminina, e Erika Kokay (PT-DF), e contará com as seguintes convidadas:
– a senadora Zenaide Maia, presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra as Mulheres;
– a gerente de Projetos de Governança e Participação Política da Onu Mulheres, Ana Cláudia Pereira;
– a assessora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Polianna Pereira dos Santos;
– a cientista social Jackeline Silva, da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB);
– a prefeita de Juiz de Fora (MG) Margarida Salomão; e
– a vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício, viúva de Marielle Franco.

De acordo com as deputadas da Secretaria da Mulher, o debate é importante porque a violência limita a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Marielle Franco
O ato marca o terceiro aniversário da morte da vereadora do Psol, assassinada em 14 de março de 2018, junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes. A autoria do crime não foi descoberta até hoje. O assassinato motivou reações nacionais e internacionais e a organização de diversos protestos em todo mundo.

Marielle Franco foi agraciada, in memoriam, pela Secretaria da Mulher da Câmara, com a Medalha Mietta Santiago — premiação concedida às pessoas ou entidades que se destacaram em iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres — e pelo Congresso Nacional com o Diploma Bertha Lutz.

O evento poderá ser acompanhado pela internet.

Exposição
Também nesta segunda, às 18 horas, a Secretaria da Mulher realiza a abertura da exposição “Brasileiras em tempos de Epidemias”. A mostra ficará exposta no Corredor Tereza de Benguela e em formato virtual até 29 de abril.

Os interessados podem acompanhar a abertura da exposição pela internet.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Fale com a Redação