Transporte das mudas sendo realizado pelos profissionais (Foto: Assecom)

Em cinco meses, até 30 toneladas da fruta serão produzidas em Dourados

A Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), em parceria com a Embrapa, entregará 1,5 mil mudas produzidas através do Projeto Maracujá 2021, com cerca de 10 produtores douradenses. Através dessas mudas, estima-se a produção de até 30 toneladas de frutos, distribuídos em cinco meses de safra, fomentando as vendas em Dourados.

De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta, o projeto que viabiliza a produção de maracujá-azedo trata-se de uma parceria entre a SEMAF, Embrapa Agropecuária Oeste e produtor rural. A empresa se encarregará de produzir as mudas, enquanto a Secretaria tem se empenhado na seleção de produtores colaboradores do projeto.

“Com a produção das mudas, via Embrapa, o apoio na implantação da cultura, a capacitação e assistência técnica e organização dos produtores, estamos contribuindo para o desenvolvimento do setor HortiFrúti do município”, revela.

Secretaria de Agricultura entrega 1,5 mil mudas de maracujazeiro-azedo para plantio

Dourados possui condições edafoclimáticas e recursos hídricos que permitem o desenvolvimento dessa cultura. “Nesse sentido, estamos executando esta ação que incentiva o cultivo do maracujazeiro-azedo, em escala comercial, especialmente, em propriedades de pequeno porte”, ressalta Zanatta.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto pela Semaf, Guilherme Cardoso Oba, o produtor que recebe as mudas precisa cumprir alguns requisitos. “A seleção dos produtores ocorre através do perfil desses, no que tange à aptidão para a atividade e capacidade de investimentos para produção, que envolve a aquisição das sementes para a produção das mudas, o preparo de solo, a correção e adubação de covas, implantação de espaldeiras e sistema de irrigação, além da realização tratos culturais diversos”, explica.

Secretaria de Agricultura entrega 1,5 mil mudas de maracujazeiro-azedo para plantio
Comentários