30.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de abril, 2024
spot_img

Seguranças de área ocupada por indígenas relatam ‘cárcere privado’

Seguranças que trabalham em uma propriedade rural no município de Dourados, estão impedidos de saírem de propriedade rural por conta de uma ocupação indígena nas terras, segundo denúncia formalizada na Polícia Militar, neste domingo (3).

Segundo o chefe da equipe de segurança, Gilberto da Silva, seis profissionais armados estão na sede da fazenda sem poder sair e também os indígenas não estariam permitindo que seja levada água ou alimentos aos homens, desde às 18 horas de sábado (2).

Com a denúncia, equipe da Polícia Militar fez rondas na região e usou drone para fazer imagens da localidade, identificando a presença de cerca de 15 indígenas construindo barracos a 50 metros de distância do anel viário, ao lado da estrada que dá acesso à fazenda onde estão os seguranças.

A PM por sua vez formalizou boletim de ocorrência, narrando que não vislumbrou segurança para as guarnições de atendimento, assim deixou de adentrar na propriedade para averiguar a situação das pessoas que se encontram na sede da propriedade rural, uma vez que, para ter acesso à sede é necessário passar pelo indígenas invasores.

A Polícia Militar ainda tentou contato com representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai ), fins de envolver o órgão em uma solução pacífica da situação, mas até o momento, sem retorno da Funai.

Fale com a Redação