Na terceira colocação da classificação geral da Liga das Nações de Vôlei Masculino, a seleção brasileira inicia, nesta quarta-feira (25), uma sequência de quatro confrontos decisivos nos Estados Unidos, em busca do topo da tabela e da classificação para a fase final do torneio. Sob o comando de Bernardinho, o Brasil enfrentará Canadá, China, Itália e Polônia em Chicago, apostando em uma equipe jovem e renovada para manter o bom desempenho da primeira semana.
A estreia da equipe no Rio de Janeiro foi promissora. O Brasil venceu Irã e Eslovênia por 3 sets a 0 e superou a Ucrânia em um confronto apertado. A única derrota veio diante de Cuba, por 3 sets a 2. Com esses resultados, a seleção soma oito pontos e ocupa a terceira colocação geral.
Renovação sob comando de Bernardinho
Com 17 atletas convocados para a segunda semana da competição, Bernardinho pode relacionar 14 por partida. Apenas o ponta Lucarelli, campeão olímpico em 2016, permanece da “geração dourada”. A nova safra, porém, vem mostrando força e personalidade.
Um dos principais nomes é o oposto Darlan, de 23 anos, que se destaca pela potência e impulsão. Na vitória sobre a Ucrânia, quem brilhou foi seu irmão, Alan, com 21 pontos, seguido por Lukas Bergmann, de 21 anos, que anotou 12.
Judson alerta: “Não dá para achar que o jogo está resolvido”
Apesar da boa fase, o central Judson reforçou a necessidade de manter a concentração diante dos adversários da semana. “Fizemos uma primeira semana muito positiva. Agora é manter o foco. Não só Itália e Polônia são perigosos, mas Canadá e China vêm crescendo bastante. Não dá para entrar achando que o jogo está resolvido com nenhuma seleção mais”, declarou.
Os adversários do Brasil na semana
- Canadá (quarta, 25/6)
Sexto colocado com sete pontos, venceu Alemanha e Bulgária, mas perdeu para Argentina e França. O destaque da equipe é o ponteiro Brodie Hofer, autor de 69 pontos em quatro partidas. - China (quinta, 26/6)
Oitava colocada com seis pontos, a China oscilou: venceu Sérvia e Holanda, mas caiu diante de Japão e Turquia. O ponteiro Yuantai é o destaque, com 41 pontos no torneio. - Itália (sábado, 28/6)
Atual campeã mundial e quarta colocada na Liga das Nações com oito pontos, venceu três dos quatro jogos, incluindo virada sobre a Alemanha. O jovem ponteiro Luca Porro, de 21 anos, tem sido a revelação da equipe. - Polônia (domingo, 29/6)
Líder invicta da competição, a Polônia venceu todas as partidas e mostrou força mesmo em jogos equilibrados, como contra o Japão (39 a 37 no set final). O maior pontuador é Kewin Sasak, com 49 pontos.
A seleção brasileira volta à quadra embalada pela juventude e determinada a manter o alto nível. Cada confronto pode ser decisivo na caminhada rumo à fase final da Liga das Nações.