28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Semana do MEI: Mais de 600 pessoas prestigiam abertura em Campo Grande

Mais de 600 pessoas compareceram ao Gran Murano Buffet em Campo Grande na noite desta segunda-feira (20) para prestigiar a abertura da 15ª edição da Semana do MEI, iniciativa do Sebrae voltada ao microempreendedor individual. O evento teve a presença de autoridades e palestras com o pentacampeão mundial, Cafú, e com o empresário do ramo alimentício Careca, que motivaram o público interessado em empreendedorismo.

A Semana do MEI é um evento nacional que acontece entre os dias 20 a 24 de maio. Em Mato Grosso do Sul, a programação contempla, além das palestras magnas com profissionais renomados, oficinas, cursos e atendimento, tudo 100% gratuito. De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a ação vem atender o porte de empresa que representa a maior fatia dos pequenos negócios.

Semana do MEI: Mais de 600 pessoas prestigiam abertura em Campo Grande
Conselheiros e Diretoria do Sebrae/MS em fala de boas-vindas ao público na abertura da Semana do MEI (Foto: Divulgação)

“O microempreendedor individual representa quase 60% do número de pequenos negócios no estado de Mato Grosso do Sul. Nada mais justo que o Sebrae tenha montado uma semana com uma programação especial, junto a uma rede de parceiros, voltada a esse público. É a maior Semana do MEI do Sebrae para essa importante fatia da nossa economia”, destacou a diretora-técnica.

A diretora de Operações da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS) e conselheira do Sebrae/MS, Cristiane Bissoni, reforça a abrangência do evento. “A Semana do MEI começou com uma programação em 60 cidades do nosso estado. São pontos de atendimento nos bairros, aqui em Campo Grande, também há equipes no Camelódromo e na Feira Central. É possível consultar no site do evento todos os pontos”, disse.

A abertura da Semana do MEI teve a participação dos conselheiros do Sebrae/MS: o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti; o 6º vice-presidente Regional do Sistema Fiems, Zigomar Burille e o presidente da AMEMS, Fernando Ribeiro Martins; além dos diretores do Sebrae/MS: Claudio Mendonça (Superintendência) e Tito Estanqueiro (Diretoria de Operações).

Empreendendo com sucesso com quem entende

Abrir um negócio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros, conforme a última edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), do Sebrae. Para quem está no início desta jornada, receber orientações de empreendedores que começaram pequenos e prosperaram é um grande auxílio. O empresário do ramo alimentício Thiago Careca, de Maceió (AL), fundou em 2003 um pequeno negócio na cidade apenas com coragem e, atualmente, após fechar e abrir empresas, ele se estabeleceu no mercado. Para compartilhar os erros e acertos, ele abriu a programação de palestras magnas da Semana do MEI na Capital, com a palestra “Como ter sucesso empreendendo”.

Semana do MEI: Mais de 600 pessoas prestigiam abertura em Campo Grande
Com muita descontração, empresário Careca abordou temas como marketing, atendimento ao cliente e expansão do negócio (Foto: Divulgação)

“Muitos empreendedores erram porque pensam mais no dinheiro do que na marca em si. Também é importante investir na satisfação do cliente sempre”, recomendou o empresário, que transformou a empresa “Sanduba do Careca” em um grupo com várias marcas para franquias de alimentação com crescimento no Brasil e hoje, também é palestrante e influenciador digital.

Ensinamentos com o Capitão do Penta

Esporte coletivo amplamente difundido no Brasil, o futebol geralmente é uma “escola da vida” para quem o pratica, em assuntos como trabalho em equipe, liderança, superação e determinação. Esses temas também fazem parte da rotina dos empreendedores e foram discutidos pelo ex-jogador brasileiro Cafú na palestra “Quer ter DNA do Campeão? Estratégias Vencedoras”, realizada na sequência, durante a abertura do evento.

Até se tornar Capitão do Penta em 2002 e acumular outras conquistas na carreira, como ser o único atleta a disputar quatro Copas do Mundo consecutivas e três finais, o percurso foi longo. Em um depoimento emocionante, Cafú compartilhou uma de suas primeiras lembranças na entrada do futebol, quando, após ter recebido negativas em nove “peneiras” – nome dado à seleção que os clubes fazem para descobrir novos talentos nas categorias de base –, ele ouviu o conselho do pai e continuou treinando com determinação, até que em 1989, conseguiu ser escalado para o São Paulo.

“Terminava a aula, eu colocava o short e ia correr na rua sozinho. Eu corri durante um mês depois do treinamento para me preparar para um jogo amistoso contra o time Júnior do São Paulo. Parece uma loucura, mas eu fazia isso sozinho (…). Quando nós olhamos o time do São Paulo, aqueles meninos ‘desse tamanho’ e eu vou falar para vocês: O medo de perder, tira a coragem de ganhar. Se vocês tiverem medo de entrar dentro, nem entrem. Não tenham medo”, pontuou, reforçando em seguida que além de ganharem a partida, com gol dele, a performance foi aprovada pelos treinadores e futuramente, resultou no convite para compor o time.

Semana do MEI: Mais de 600 pessoas prestigiam abertura em Campo Grande
Público ovaciona o Capitão do Penta Cafú (Foto: Divulgação)

Os ensinamentos foram valiosos para o público presente. A artesã Rosa Cristina Mendonça Valério é microempreendedora individual e comercializa peças de enxoval de bebê, cama, mesa posta, bolsas e vestuários em crochê e macramê. Ao comparecer nas palestras, ela enfatiza ter recebido “oxigênio” para seguir na atividade. “Estou participando de feiras e fui à Feira do Bosque da Paz, no domingo, quando alguém do Sebrae me convidou para vir participar das palestras. E eu achei muito boas. É um evento que dá um ‘up’ na vida da gente. Um enorme incentivo, eles falaram coisas muito construtivas”, comentou.

Semana do MEI

A programação da 15ª edição da Semana do MEI segue com palestras magnas no interior e um mutirão de atendimentos em todo o estado, que inclui serviços de formalização, regularização, apoio na entrega da Declaração Anual e outros. São 75 pontos em MS que estarão disponíveis, como as unidades do Sebrae, Salas do Empreendedor e Associações Comerciais. Para saber onde encontrar o atendimento, basta acessar o site do evento: semanadomei.ms.sebrae.com.br. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Fale com a Redação