28/09/2015 07h30
Semana Municipal da Agroecologia começa nesta 2ª em Dourados
Da Redação
Será realizada entre os dias 28 de setembro e 03 de outubro de 2015, em Dourados á 230 km da capital, a Semana de Incentivo à Agroecologia, cujo objetivo é debater os riscos dos agrotóxicos para a saúde humana e sensibilizar a população para a importância de mudanças de hábito e o investimento no consumo de alimentos orgânicos.
Pesquisas comprovaram que anualmente mais de dois milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência da contaminação de alimentos por agrotóxicos. Cada brasileiro está exposto a 5,2 litros de agrotóxicos por ano, e em Mato Grosso do Sul o índice chega a 40 litros por pessoa. O Instituto Nacional do Câncer apontou que a exposição aos agrotóxicos causa vários danos a saúde e tem contribuído para o aumento dos casos de câncer.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) detectou resíduos de pesticidas em 28% dos alimentos produzidos no país, dos quais os mais contaminados foram pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%), cenoura (49,6%), abacaxi (32,8%), beterraba (32,6%), couve (31,9%), mamão (30,4%), tomate (16,3%) e laranja (12,2%).
Nos últimos anos, em todo o Brasil, houve avanços significativos, especialmente com a aprovação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) em 2013, por meio da implementação de diversos projetos e programas de capacitação, fomento à produção e aquisição de produtos. Em Dourados e região, o número de produtores dedicados à agroecologia (produção de alimentos de forma sustentável) cresceu significativamente e há capacidade para ampliar a produção. Três feiras livres disponibilizam produtos orgânicos da agricultura familiar para venda direta aos consumidores: no Izidro Pedroso, no Parque dos Ipês e em Vila Vargas.
A semana temática foi instituída através da lei nº 3.773, aprovada pela Câmara Municipal de Dourados para integrar o calendário oficial do município, com o propósito de envolver todos os segmentos da sociedade em defesa desta causa.
