28.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de julho, 2024
spot_img

Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE

A Semana Nacional de Arquivos começa no próximo dia 3 de junho e é um evento idealizado pelo Arquivo Nacional desde 2017. O Arquivo Público Estadual de MS participa organizando ações em nível estadual e atuando em parceria com outras instituições, buscando parcerias e prestando assessoria técnica nesta área.

As instituições presentes no Estado são ligadas ao setor público (federal, estadual e municipal), além de universidades e associações privadas.

A acessibilidade, em seus múltiplos sentidos, está no centro da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho de 2024 em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul a Semana terá programação até o dia 12 de junho.

O evento tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007. O marco remete à criação do Conselho pela Unesco, em 1948.

ACESSO AMPLO

Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE

O amplo acesso aos arquivos contribui para a preservação da memória individual e coletiva, proporciona o conhecimento sobre a sociedade, fortalece a democracia e amplia a cidadania. Tendo a missão de facultar o acesso aos documentos, os arquivos evidenciam seu papel fundamental no combate às discriminações, na promoção da equidade e do pleno exercício de direitos para todas as pessoas, independentemente de raça/cor, gênero, origem regional, classe, etc.

Apesar disso, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados no cotidiano das instituições arquivísticas por seus mais diferentes agentes, o que inclui profissionais de arquivos, usuárias, usuários, gestoras e gestores.

Em sintonia com as preocupações do Conselho Internacional de Arquivos, a 8ª SNA propõe exercícios de reflexão compartilhada a partir das seguintes questões:

  • Os arquivos refletem adequadamente a diversidade das pessoas e das culturas que formam a nossa sociedade?
  • Como está a sensibilidade dos arquivos para o enfrentamento ao capacitismo e a outras práticas discriminatórias em suas atividades cotidianas?
  • Qual o impacto das linguagens e dos conceitos utilizados na descrição e na organização dos documentos para o reconhecimento da diversidade e a promoção da equidade e da cidadania?
  • Como incentivar que os procedimentos arquivísticos e administrativos promovam e explicitem a diversidade nos arquivos?
  • Quais as potencialidades e os limites do uso da tecnologia como ferramenta para democratizar o acesso à informação?
  • Como as políticas públicas de inclusão podem contribuir para tornar os arquivos brasileiros mais acessíveis?
Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE

O coordenador do Arquivo Público Estadual, Douglas Alves da Silva, afirma que a Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de atividades de suma importância ao setor arquivístico.

“O tema escolhido para esta oitava edição – ‘Arquivos Acessíveis’ – vai justamente ao encontro de uma das metas que sempre buscamos atingir no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul: o acesso ao acervo pela população. Ao mesmo tempo, tal temática evidencia a necessidade de se buscar sempre refletir a realidade e a diversidade da sociedade como um todo. Em um dos acervos mais importantes sob guarda do Arquivo Público Estadual, se destacam documentos e fotografias que refletem parte da realidade e das diversas relações sociais existentes na Companhia Matte Larangeira, por exemplo, contrastando os modos de vida dos proprietários com o dos trabalhadores dos ervais”.

“Outros acervos do Arquivo mostram ainda como a população buscava transformações nos mais diversos locais em que habitavam no então Estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, é de suma importância manter e dar acesso a acervos que demonstram tais transformações e como a sociedade se posicionava e buscava ampliar sua participação nas decisões, por exemplo”, completa Douglas.

Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE

A Semana Nacional de Arquivos é organizada nacionalmente pelo Arquivo Nacional e o CONARQ, com a temática “Arquivos Acessíveis”. Concomitante à ação nacional, ocorre mundialmente a Semana Internacional de Arquivos, sob organização do ICA – Conselho Internacional de Arquivos.

“Neste ano, o tema escolhido para a edição internacional foi ‘Ciberarquivos’, buscando trazer uma reflexão sobra as transformações e os impactos dos avanços tecnológicos no campo arquivístico, levantando questões sobre qual o espaço a ser ocupado e o papel a ser desempenhado pelos arquivos no atual cenário digital que avança cada vez mais no mundo? Tais questões se integram à temática ‘Arquivos Acessíveis’ da Semana Nacional de Arquivos e, graças à parceria com a ALA – Associação Latino-Americana de Arquivos – as atividades inscritas na Semana Nacional também integraram a programação da Semana Internacional de Arquivos”, finaliza Douglas.

Confira abaixo a programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos aqui em Mato Grosso do Sul e participe!

PROGRAMAÇÃO ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL DE MS

  • 3 de junho a 01 de julho – visitação aberta de segunda a sexta, das 8h00 às 17h00 na Sala de exposições do Arquivo Público Estadual de MS

Exposição “Festa do Divino Espirito Santo da Comunidade Quilombola de Santa Tereza Figueirão/MS” – nova temporada da exposição de fotografias que remetem à festividade tradicional e centenária realizada anualmente na comunidade quilombola de Santa Tereza, distrito do município de Figueirão/MS. A festa tradicional foi registrada e é reconhecida como Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, sendo que neste ano de 2024 foi realizada sua 113ª edição.

  • 5 de junho, das 13h30 às 15h00 (transmissão online pelo APE/MT)

Participação no Colóquio “Gestão, Memória e Diversidade Documental” organizado pelo Arquivo Público Estadual de Mato Grosso (APE/MT)

Mesa “Arquivos Estaduais, Memórias Nacionais” (Arquivos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí).

Ação conjunta coordenada pelo Arquivo Público Estadual de Mato Grosso (APE/MT), buscando discutir a gestão da memória numa perspectiva interespacial. Um tanto provocante, reflete sobre os afazeres das instituições que estão fora dos principais eixos de arquivo do país.

Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE
  • 6 de junho, das 19h00 às 21h00 no Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande/MS, Unidade 6, Sala 404)

Mesa redonda: Arquivos em perspectiva: acesso e possibilidades à pesquisa histórica em arquivos e centros de documentação.

Ministrantes: Arquivista Debora Resstel Ribeiro (Arquivo Central-UFMS), Prof. Me. Douglas Alves da Silva (APE/MS-FCMS), Arquivista Luana Moura (MuArq-UFMS), Prof.ª Ma. Madalena Dib Mereb Greco (IHG/MS). Mediação: Prof. Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos (ATRIVM-UFMS). Ação aberta oferecida à comunidade acadêmica da UFMS em Campo Grande, visando a imersão introdutória dos mesmos nas possibilidades de acesso e pesquisas em acervos históricos.

Tal atividade integra o Projeto de Extensão (UFMS) intitulado de Programa de Popularização da Ciência Arqueológica através de base dados e ações de educação patrimonial junto ao Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

  • 10 a 12 de junho, das 13h30 às 17h30 no município de Corumbá

Ação de salvaguarda aos acervos históricos em Corumbá (Acervo da Diocese de Corumbá, Acervo do Laboratório de Documentação Histórica e Estudos Regionais do CPAN-UFMS).

Atividade conjunta Arquivo Público Estadual de MS/FCMS e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, esta ação de salvaguarda de documentos históricos que visa mapear, orientar e proporcionar acesso a documentações históricas em acervos presentes no estado de Mato Grosso do Sul.

O Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul fica no 2º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Telefones: (67) 3316-9167 (67) 3316-9139

Semana Nacional de Arquivos será na próxima semana com ampla programação no APE

Fale com a Redação