27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda com ações em quatro cidades de MS

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus. O evento ocorre entre os dias 16 e 22 de maio de 2022. Entre as atividades previstas estão shows, teatro, seminários, cinema, visitas mediadas, lançamentos de livro, workshops, entre outras.Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda com ações em quatro cidades de MSSemana Nacional dos Museus começa nesta segunda com ações em quatro cidades de MS Em Mato Grosso do Sul, as atividades museais acontecerão em Campo Grande, Alcinópolis, Corumbá e Maracaju. 

O tema desde ano é O Poder dos Museus. “O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos”, informou, em nota, o Ibram.

Para a programação deste ano, há 877 museus participantes e 2.587 eventos cadastrados. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados. O guia de programação, separado por município, pode ser acessado aqui.

No Mato Grosso do Sul

No MS, o evento integra ações previstas pelo Sistema Estadual de Museus, gerido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com várias ações simultâneas acontecendo pelos museus instalados em MS, tanto de forma presencial quanto virtual.

As ações serão realizadas sob coordenação do Sistema Estadual de Museus de MS, com a participação de vários museus e instituições públicas e privadas do estado, entre eles, REM/MS – Rede de Educadores de Museus de Mato Grosso do Sul, Arquivo Público Estadual de MS, Casa da Memória “Sebastião Nairo Barcelos”, Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande, Casa Dr. Gabi – Espaço de Memória, Museu da História da Medicina de Mato Grosso do Sul Dr. Fauzi Adri, Museu da Imagem e do Som – MIS, Museu das Culturas Dom Bosco, Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq, Museu de Arte Contemporânea – MARCO, Museu de História do Pantanal – MUHPAN e Museu José Antônio Pereira.

A programação deste ano conta com palestras, mesas redondas, encontros, oficinas, exibição de obras audiovisuais, exposições, visitas mediadas, sarau e contação de histórias. Confira aqui a programação.

O Museu de arte Contemporânea (MARCO), unidade da Fundação de Cultura de MS, participará da 20ª Semana Nacional de Museus Sendo desenvolvendo ações educativas entre 16 e 19 de maio. Acompanhe a programação a seguir:

Dia 17 – 14h às 16h – Mesa redonda com participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Coordenadora do MARCO e arte educadora do MARCO.

Dia 18 – 15h às 17h – Oficina experimental de arte – após visita mediada às salas da 1a Temporada de exposições de 2022 do MARCO – destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino. Das 13h30 às 15h – Visita mediada às salas da 1a Temporada de exposições de 2022 do MARCO – destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino.

Dia 19 – 19h às 21h OUTROS – Exibição de Documentário do Projeto Acervo Vivo – resultado de pesquisa e entrevistas com quatro artistas visuais que possuem obras tombadas como acervo do MARCO, seguido por troca de experiências.

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor de museus brasileiro e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nesta data, convidam os museus, profissionais e comunidades museais a criar, imaginar e compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

Fale com a Redação