29.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 7 de maio, 2025
spot_img

Seminário debaterá papel do Judiciário no combate ao assédio e à discriminação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promoverá nesta quarta-feira, dia 7 de maio, um seminário para debater o papel do Judiciário no combate ao assédio e à discriminação, bem como os desafios que envolvem esse tema. Organizado pela Escola Judicial (Ejud-MS) e pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, o evento terá início às 14 horas, no Plenário Criminal, e será voltado a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e ao público em geral.

O seminário, que integra as ações do TJMS na Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação, contará com três palestras ministradas por especialistas no tema. A abertura ficará por conta da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em MS, Cândice Gabriela Arosio, seguida das apresentações do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelo Luiz Pelizzolli, e do promotor de justiça estadual Marcos André Santana Cardoso.

O principal objetivo do seminário é reforçar o compromisso institucional do Poder Judiciário com a ética, a justiça e a igualdade, por meio do debate e da sensibilização sobre práticas eficazes de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, buscando a construção de ambientes organizacionais seguros, inclusivos e respeitosos.

Ao longo da conferência, os participantes serão capacitados a discutir o papel do Judiciário na prevenção de condutas abusivas, compreender os marcos legais e normativos que regem o enfrentamento da discriminação, além de refletir criticamente sobre estruturas culturais que contribuem para a perpetuação da violência de gênero.

O evento também pretende incentivar a adoção de práticas baseadas na ética e na equidade, promover o engajamento de magistrados e servidores na construção de uma cultura organizacional mais humana e apresentar experiências exitosas de outros tribunais que podem servir como referência.

Saiba mais – O seminário Ética, Justiça e Igualdade: o papel do Judiciário no combate ao assédio e à discriminação é uma iniciativa do TJMS alinhada à Resolução CNJ nº 411/2024, que instituiu o Prêmio CNJ de Qualidade, e à Resolução CNJ nº 450/2022, que define a primeira semana de maio como a Semana Nacional de Combate ao Assédio e à Discriminação.

Fale com a Redação