19.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de abril, 2024
spot_img

Senad destrói cinco hectares de plantações de maconha na fronteira

A plantação ficava em uma reserva natural paraguaia, cerca de 45 quilômetros de Paranhos.

01/05/2020 07h14
Por: Redação

A Secretaria Nacional Anti Drogas (Senad) do Paraguai, iniciou uma operação para destruir acampamentos e plantações de maconha na reserva natural da Floresta de Mbaracayú, localizada no departamento de Canindeyú, que fica a 45 quilômetros de Paranhos.

A reserva tem uma extensão de mais de 64 mil hectares e foi ocupada com estruturas dedicadas ao plantio e tráfico de drogas, que promovem o desmatamento rápido para estabelecer parcelas (lotes) para plantação de maconha.

Um grupo operacional da Senad e do Ministério Público foi deslocado para a área para tratar do problema. Os ataques da Força de Segurança buscam detectar e eliminar campos clandestinos, plantações e drogas processadas encontradas na área, segundo site MS em Foco..

No primeiro dia da operação, dois acampamentos foram destruídos, dentro dos quais as equipes encontraram 1,5 tonelada de maconha picada. Da mesma forma, cerca de 5 hectares de maconha foram destruídos, o que deixaria uma produção final de aproximadamente 15 toneladas da droga.

A operação Mbaracayú irá se estender por mais alguns dias para afetar consideravelmente as estruturas de narcotráfico que causam sérios danos ambientais ao desmatamento de florestas protegidas. Além de lavouras e droga já colhida, também equipamentos utilizados pelos narcoprodutores estão sendo destruídos.

Divulgação/Senad

Fale com a Redação