Senador Nelsinho Trad (PSD/MS). (Foto/Divulgação)

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou requerimento e, na próxima segunda, o Senado Federal vai promover sessão especial remota, às 10h de BSB, para comemorar o Dia Internacional da Homeopatia. E, neste domingo e na segunda (11), o prédio ficará iluminado de verde para lembrar a data. “O Brasil é o segundo país do mundo em número de médicos homeopatas, sendo a especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1980 e ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006”, argumentou o senador.

A data é comemorada internacionalmente em 10 de abril, celebra o aniversário de Samuel Hahnemann, médico alemão fundador da homeopatia, prática integrativa criada em 1796 e trazida ao Brasil em 1840. Para o senador Nelsinho Trad, a prática da Homeopatia contribui com o exercício da medicina, porque utiliza pequenas doses de substâncias que estimulam o corpo a reagir contra a doença, promovendo a cura da própria enfermidade, em vez de tratar apenas os sintomas. “Essa terapia não expõe o paciente à toxicidade das drogas medicamentosas”, afirmou em seu requerimento.

Segundo o senador Nelsinho Trad, como médico, vê a homeopatia como instrumento a favor dos pacientes. “Com a homeopatia, o resultado do tratamento foi sentido não só na melhora da saúde, como também na mudança do comportamento e na tomada de consciência do indivíduo no seu processo de cura”.

O médio Luiz Darcy Siqueira, da Associação Médica Homeopática Brasileira, agradece ao parlamentar por garantir essa reflexão, na segunda-feira, em sessão especial. “O Brasil precisa discutir sobre a homeopatia e investir nela”, destacou o médico. 

Comentários