30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Servidor público é indiciado ao manter sete animais silvestres em cativeiro em MS

Um funcionário público de 56 anos, morador de Vicentina, na região sul do Estado, foi multado em R$ 7 mil pelo crime de maus-tratos, e será indiciado por manter animais silvestre em cativeiro e até carcaças mortas no mesmo local. Os crimes ambientais foram registrados na última quinta-feira (8), após e segundo a investigação da Polícia Militar Ambiental (PMA), os animais eram mantidos presos a algum tempo.

A PMA recebeu uma denúncia e foram ao sítio do acusado, que fica na BR-379, que passa pelo município. Ao chegar lá, encontraram quatro jumentos e também três emas que eram mantidas em cercado e foram encontradas mortas. No caso dos jumentos, eram três fêmeas e um macho. Como a denúncia seria de que os animais estariam feridos e sem tratamento, uma médica veterinária da Vigilância Sanitária do município acompanhou as buscas.

Conforme relato da PMA, foi feito o exame clínico nos animais e constatado que um dos jumentos estava com lesão na região do prepúcio e apresentava inflamação, indicando que estava sendo negligenciado tratamento ao animal.

No local, os policiais ainda caracterizaram o crime quando constaram que havia carcaças de duas emas em adiantado estado de decomposição e outra que havia morrido recentemente. “A área onde os animais eram mantidos é totalmente cercada por telas, o que impedia que as emas saíssem do local e migrassem para seu hábitat natural, caracterizando a manutenção em cativeiro”, descreveu boletim da policia ambiental.

Explicações estranhas

De acordo com a PMA, o proprietário não estava no local, no momento da fiscalização. A polícia ele disse que vai lá “somente uma vez por semana ao local”. Ele também alegou que as emas é que adentraram à área cercada e não conseguiam sair, sem saber explicar a causa da morte dos bichos.

Jumentos estavam desnutridos e com ferimentos, ressaltou a médica veterinária — Foto: PMA/Divulgação
Fale com a Redação