23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Sesc recebe atleta paralímpica, que paticipará da meia maratona Bonito 21K

Pela primeira vez na prova 21k, em Bonito, atleta paralímpica diz que etapa será importante para treinar para buscar índice para maratona de Tókio

A atleta paralímpica Livea Flor Rodrigues participa neste ano, pela primeira vez, da prova 21k, em Bonito (MS), que é realizada pela H2O e o Sesc MS. A meia maratona foi homologada este ano pela Confederação Brasileira de Atletismo, passando a integrar o calendário oficial das corridas brasileiras e será oportunidade para Lívea treinar para a próxima maratona, em que vai buscar índice para ir à Tókio (Japão).

Livea conta que neste ano, com a pandemia, o calendário ficou prejudicado, mas o foco não foi abalado, de olho em 2021. “Sempre tive vontade de participar da 21k, mas não tive condições e esta oportunidade de ir me deixa muito animada porque vai me ajudar no treino, além de conhecer um lindo lugar”, conta a atleta, que vive em São Paulo.

Há quatro anos no esporte paralímpico, Livea convive com a baixa visão desde os 07 anos de idade, mas somente se descobriu como deficiente visual aos 30 anos. Aos 25 começou a praticar corridas, primeiro na esteira, na academia e depois nas ruas. “Mesmo trabalhando ou estudando, corria no meu bairro e todos me conheciam. Sempre corria no geral, não conhecia a categoria de pessoas com deficiência, não sabia que existia. Comecei a pegar pódio, trabalhava em uma instituição financeira e ia correndo, no horário do almoço fazia treino e voltava correndo para casa com o marido como guia. Eu não tinha tempo, mas não queria desistir da corrida”, relata.

Foi com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que teve contato com o Paratletismo, um momento crucial uma vez que seu problema de visão se agravava. “Sempre fui muito independente e cheguei ao ponto de precisar das pessoas para me ajudar. A corrida me ajudou a ver que eu era capaz de fazer algo grande, porque independente do seu grau de escolaridade ou experiência, se você é determinado, consegue se destacar e manter a autoestima elevada”. Formada em Pedagogia, Livea divide a rotina de treinos com a família, é casada e tem dois filhos.

21k – De 04 a 06 de dezembro a cidade de Bonito (MS) vai sediar a 6ª edição da prova 21k, de corrida, que este ano passará a contar com a chancela da CBAt, evidenciando o Mato Grosso do Sul no mapa oficial das provas nacionais. A perspectiva é que nesta edição sejam 1500 participantes em corridas e 300 para prova de speed bike, levando, no total, 7000 visitantes para Bonito no período.

“Chegar ao sexto ano é fruto de um trabalho muito árduo e entramos no processo no ano passado porque a missão deste evento tem uma convergência com a missão institucional do Sesc, que é de educar para a conquista da qualidade de vida. A atividade física é um dos pilares que leva à conquista da saúde e bem-estar”, observa a diretora do Sesc MS, Regina Ferro, destacando que todos devem exercitar-se, não somente atletas. A prova leva envolvimento de toda a comunidade de Bonito, trazendo benefícios não somente ao município, mas todo o Estado.

Acompanhe a atleta nas redes sociais @atletalivea

Fale com a Redação