19.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 1 de maio, 2025
spot_img

Sétima cidade de MS recebe o projeto Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul

Mundo Novo recebe teatro e intercâmbio cultural na Escola Municipal Carlos Chagas.

Nesta terça-feira (29), o palco é a Escola Municipal Carlos Chagas, em Mundo Novo, que abre suas portas para receber o espetáculo “A Pelega e a Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi”, às 8h30, seguido por um workshop de vivências artísticas às 9h40. Localizada na Rua Vilarino Jorge, nº 397, no Bairro Fleck, a escola deve reunir mais de 300 crianças, de 6 a 15 anos, para viver essa experiência única.

O Grupo UBU, conhecido por sua vocação itinerante, está na estrada com o projeto “Escambo UBU Fronteiras do Mato Sul”, uma travessia cultural que transforma fronteiras em pontos de encontro. Contemplado pelo edital Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, da Funarte, via Bolsa Myriam Muniz de Teatro, o projeto reafirma seu compromisso em levar teatro a territórios onde a cena cultural raramente chega — mas onde a cultura pulsa, resiste e espera.

“Circular pelo Brasil com um projeto cultural é um desafio imenso, mas extremamente gratificante. Estamos muito felizes por chegar a essa segunda etapa do projeto, cumprindo cada cidade com muito empenho e trabalho em equipe. Quero agradecer especialmente ao Edner Gustavo e à equipe de bastidores — Nathália Maluf, na operação de iluminação, Nilce Maciel, na sonoplastia, e Kelly Queiroz, nossa mediadora de vivências — que tornam tudo isso possível. Em breve, seguiremos para a terceira e última fase, que nos levará até Minas Gerais, São Paulo e a região leste de Mato Grosso do Sul”, celebra Anderson Bosh, diretor do Grupo UBU e proponente do projeto.

Turnê – O Grupo UBU carrega em seu DNA o espírito de atuar de forma itinerante, rompendo a lógica dos grandes palcos. Escolas, praças, centros comunitários: são esses os espaços que recebem o teatro do grupo, sempre guiado pela escuta atenta das comunidades que visita.

Para o secretário adjunto de Educação, Cultura e Esporte de Mundo Novo,  Wellington Cavalheri,a escolha de trazer o Escambo UBU para o município vem de um desejo real de aproximar crianças e jovens da cultura. “O que nos motivou a trazer o projeto aqui para o nossa cidade é justamente o difícil acesso a espetáculos e apresentações culturais. Queremos proporcionar às crianças, jovens e adolescentes esse contato mais próximo com a arte, algo que, muitas vezes, eles não têm oportunidade de vivenciar no dia a dia”.

A realidade de Mundo Novo, como muitas cidades do interior, ainda impõe desafios. “Temos um anfiteatro, mas não temos uma cena teatral ativa, um grupo de teatro. Projetos como o Escambo UBU suprem essa necessidade e, mais do que isso, podem despertar o interesse da juventude em construir uma relação mais próxima com a cultura”, completa o secretário.

Fale com a Redação