18.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

Sexta-feira e sábado terão música, diversão e popularização da ciência na UFMS

Para encerrar a semana de comemorações dos 46 anos de Federal, serão realizadas edições especiais da Sexta na Concha, no dia 4 às 17h, e do Sábado no Parque da Ciência, no dia 5 às 8h. Gratuitas e abertas à comunidade, as atividades integram a campanha Eu Respeito de julho e promovem a integração entre estudantes, servidores, colaboradores terceirizados, por meio da cultura e popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Em sua segunda edição, a Sexta na Concha nasceu com o objetivo de incentivar apresentações musicais de estudantes da UFMS e de artistas convidados com carreira já consolidada em Mato Grosso do Sul, em um ambiente descontraído e acessível ao público em geral. “A Concha é um espaço de socialização, um espaço já conhecido e que tem muitas memórias afetivas. Então nossa expectativa é receber um público caloroso, que curte música brasileira e que gosta de interação. Sempre temos as melhores expectativas, por isso organizamos as apresentações com muito cuidado, para oferecer uma experiência gostosa ao público, para que vivam a Universidade de todas as maneiras e a Concha é o lugar da troca, da interação, de ter contato próximo com nossos músicos e seus repertórios”, informa a diretora de de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim.

Durante o evento, irão se apresentar o multiartista e egresso do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Ossuna Braza; o compositor e intérprete sul-mato-grossense Heider Oliveira; a cantora e egressa Luciana Fisher; e o Jota Trio, composto por Juninho MPB (contrabaixo), Júnior Juba (piano) e Mateus Yule (bateria).

“A UFMS é minha casa, sou egresso do curso de Artes Visuais, e é nostálgico tocar na Concha Acústica. Já toquei várias vezes com outros grupos e tocando outros instrumentos e essa será a primeira vez tocando harpa e cantando, e será mais encantador ainda pelo aniversário de 46 anos da UFMS. É um privilégio e um prazer poder contribuir com minha presença e minhas músicas para esse momento especial, é muito bom estar de volta”, fala Ossuna. A apresentação solo de harpa e voz irá contar com músicas autorais, além de músicas brasileiras e regionais compostas por Milton Nascimento, Helena Meirelles e Almir Sater.

Para o compositor Heider Oliveira, é um privilégio se apresentar na Sexta na Concha. “A ideia é trazer todos os clássicos do grunge para o mundo acústico, algumas das bandas como Alice in ChainsNirvana e Pearl Jam fizeram isso. A ideia é colocar o nosso violão brasileiro nesse repertório que é tão rico e traz esse sentimento cru e visceral dos anos 90, falando sobre assuntos que muitas vezes são evitados socialmente”, pontua. “Espero que o público supere o frio e compareça pra fechar esse sexta com a gente”, complementa.

Luciana Fisher relembra que a UFMS faz parte da sua formação artística e cultural, o que a deixa feliz em fazer parte das comemorações do aniversário da Instituição. “O primeiro coral em que cantei foi o da UFMS, regido pelo saudoso Manoel Rasslam. O início da minha carreira como cantora profissional também se deu na época em que eu frequentava a Universidade e já me apresentava desde então no Teatro Glauce Rocha. Quero agradecer o convite e dizer que é uma honra e satisfação imensa cantar para o público universitário e compartilhar essa emoção com vocês”, afirma.

“Vamos apresentar, juntamente com Juninho MPB (contrabaixo), Júnior Juba (piano) e Mateus Yule (bateria), do Jota Trio, um repertório variado de jazz, com dois clássicos que são Cry Me a River e Misty, consagradas na voz da incrível Ella Fitzgerald; algumas canções da bossa e MPB, incluindo Elis Regina, João Donato e Djavan, já ‘dando um spoiler‘ do show que estamos preparando, que será um Especial Elis Regina; e duas canções regionais de minha autoria, um chamamé chamado Rio Paraguai, que fala da trajetória do Rio da nascente à foz, com arranjo de Renã Nonnato, e Bate Tambor, que fala dos ritmos e instrumentos de percussão do Brasil”, revela a artista.

Além da participação de músicos, o evento terá a presença de artistas visuais para comercialização de seus produtos e a Unidade de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição fará a distribuição de cupcakes em celebração ao aniversário da UFMS.

Já o Sábado no Parque, promovido uma vez por mês, une ciência e diversão, com monumentos interativos que apresentam as mais diversas áreas de conhecimento para a população, como os Espelhos Curvos, o Tubo de Atraso de Som, a Alavanca de Arquimedes, a Geodésica, entre outros. Nesta edição, haverá ainda química com moléculas de jujuba, gincana esportiva, ponte de Leonardo da Vinci, oficina de artes, espaço maker com impressão 3D, yoga no Bosque das Araras e as atividades do Vem Pra UFMS COP-15.

Sexta na Concha

Data: 4/7/2025

Horário: 17h às 19h

Local: Concha Acústica, na Cidade Universitária (https://maps.app.goo.gl/jXWyNpGPrYT11NaZ9)

Sábado no Parque

Data: 5/7/2025

Horário: 8h às 11h

Local: Parque da Ciência, na Esplanada do Morenão (https://maps.app.goo.gl/PSNGzBu6LwZPunU17)

Fale com a Redação