25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

Shopping da Capital tem vacinação contra a Covid-19 neste domingo

Hoje (31), a Prefeitura de Campo Grande irá disponibilizar ponto de vacinação itinerante para facilitar o acesso da população à vacinação contra a Covid-19. Segundo calendário divulgado pela Secretaria de Saúde, imunização segue das 11h às 17h no shopping Norte Sul Plaza.

A primeira dose da vacina está disponível para todas as pessoas de 3 anos ou mais que ainda não tenham sido vacinadas.  Para a segunda dose o paciente deve ficar atento ao prazo estabelecido no comprovante de vacinação.

Quem concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses e possui 12 anos ou mais está apto para receber o primeiro reforço do imunizante (terceira dose), com exceção de pessoas que tenha imunocomprometimento grave, para estes o intervalo é de 28 dias.

Já o segundo reforço pode ser aplicado em toda a população que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faça parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com 35 anos ou mais.

Baixa procura

Disponível há duas semanas, a vacina contra a Covid-19 foi aplicada em apenas pouco mais de mil crianças entre 3 e 4 anos de idade residentes em Campo Grande. O imunizante está disponível para toda a população a partir desta faixa etária.

A Prefeitura de Campo Grande iniciou um trabalho de busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas. Por telefone ou de casa em casa, os servidores das unidades de saúde orientam os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a estratégia foi adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) diante da baixa cobertura vacinal entre as crianças. Outras medidas como a realização de ações itinerantes em shoppings também estão sendo executadas para facilitar o acesso, como o caso de hoje, no shopping Norte Sul Plaza.

“Infelizmente a procura pela vacina tem sido muito baixa. Por isso nós estamos realizando esse trabalho para tentar identificar essas crianças e sensibilizar os pais e responsáveis. A vacina é um direito das crianças e é a única forma de prevenção efetiva contra a doença”, pondera.

Cada unidade e equipe de saúde possui o registro dos pacientes pertencentes a sua área de abrangência e esse “banco de dados” é utilizado para tentar localizar as crianças que ainda não estejam vacinadas.

O contato pode ser feito por telefone ou durante a visita do agente. Os pais e responsáveis também estão sendo orientados sobre a importância da manutenção do calendário vacinal em dia e não somente sobre a vacina da Covid-19.

Fale com a Redação