O auditório do Sistema Famasul recebe, nesta terça e quarta-feira, o 1º Workshop de Prevenção aos Incêndios Florestais. Com a presença do governador Eduardo Riedel, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, ressaltou a importância da parceria entre produtores rurais, Governo do Estado e Corpo de Bombeiros nos trabalhos para prevenir os focos em todo Mato Grosso do Sul.
“Não há como ser mais importante ter uma ação como essa dentro da Famasul, onde o produtor rural sempre é o primeiro a chegar nesse combate aos incêndios. Então a parceria é muito importante. Nosso estado é diferenciado e pioneiro com esse plano de combate aos focos”, disse Bertoni.
O governador Eduardo Riedel também falou sobre todos estarem em busca de um objetivo comum.
“Quando a gente está diante de um problema como os incêndios, esse conhecimento precisa ser colocado à disposição, para que a gente convirja para o mesmo resultado. O fogo destrói, causa danos às pessoas e à biodiversidade, mas ele é uma realidade em diferentes biomas do mundo. E a gente tem que saber e aprender a lidar com essa situação de uma maneira madura”, comenta o governador Riedel.
O workshop tem objetivo de apresentar boas práticas adotadas no monitoramento dos incêndios florestais com especialistas da área no país e em Mato Grosso do Sul. Também será ofertado um minicurso prático para instrução dos interessados no uso das plataformas online disponíveis e gratuitas frente às questões afetadas aos incêndios florestais.
Antes da abertura do evento, Bertoni recebeu o governador e seus secretários para uma reunião sobre o plano de queima controlada no Pantanal no intuito de eliminar massa seca das pastagens e evitar incêndios.
Também participaram da abertura do workshop o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira; o secretário de Governo, Rodrigo Perez; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis; o secretário de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o representante do ICMBio, Bruno Cambraia; a superintendente do Ibama/MS, Joanice Battilani; o diretor-executivo da SOS Pantanal, Leonardo Gomes; o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, coronel Ângelo Rabelo; o coordenador-geral da Defesa Civil de MS, coronel Hugo Djan; e o diretor-executivo da Reflore/MS, Dito Mário.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul