17.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Solenidade ‘Espadim Tiradentes’ marca formatura dos novos Cadetes da PM

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul realizou a entrega do “Espadim Tiradentes – arma símbolo dos cadetes” no final da tarde de ontem (26). A turma composta por 53 alunos oficiais, aprovados em concurso público, ascenderão ao quadro do oficialato da Instituição, após conclusão do Curso de Formação de Oficiais que é realizado pela primeira vez no Estado. Anteriormente, os aprovados eram encaminhados para academias de coirmãs, em outras unidades da federação.

A solenidade seguiu toda a ritualística militar sendo executada com guarda de honra, banda de música e desfile da tropa, seguindo todas as medidas de distanciamento social e sanitárias, impostas pelas autoridades durante a pandemia.

Durante o evento, os três primeiros colocados ao término do primeiro ano de formação, receberam das mãos do Secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, do Comandante-Geral, Coronel PM Marcos Paulo e do Deputado Estadual, Coronel David, o Espadim.

São eles:

  • 1° Lugar – Cadete PM Edimar Miami Batista
  • 2° Lugar – Cadete PM Fábio Dias de Oliveira
  • 3° Lugar – Cadete PM Max Willian Alves

Na sequência, os cadetes prestaram uma homenagem in memorian ao oficial que foi comandante geral da PM de 2007 a 2009, que deu nome a Academia de Polícia Militar, Coronel QOPM Geraldo Garcia Orti. A viúva do oficial, Rosimeire Leão Nazareth Orti, acompanhada de sua filha e neta, recebeu um buquê de flores das mãos da Cadete Denise Martins de Castro Rosa, que agradeceu em nome de toda a PM pelos trabalhos realizados por seu marido e também por sua honrada presença na solenidade.

O comandante da Academia da Polícia Militar (APM), coronel Massilon de Oliveira e Silva Neto, destacou o orgulho em estar no Comando da APM, trabalhando com Policiais Militares que não medem esforços em fazer o melhor, e felicitou os alunos-oficiais que estão na jornada do curso de oficialato da PM.

O secretário Antonio Carlos Videira, representando o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, transmitiu as saudações do Governador, que por motivo de agenda não pôde se fazer presente, e destacou o trabalho em conjunto com o Governo do Estado e demais autoridades, que trabalharam em prol da realização do tão sonhado curso de oficiais da PM em Mato Grosso do Sul, que agora é uma realidade vivenciada.

Já coronel Marcos Paulo Gimenez, comandante geral da PM, agradeceu a presença das autoridades na solenidade, e no ensejo, parabenizou os policiais militares em formação e seus instrutores que estão trabalhando incansavelmente em benefício da segurança das famílias sul-mato-grossenses.

Espadim Tiradentes

O Espadim carrega em si uma simbologia secular, originário da época do Czar Alexander III, que, no comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração às vitórias em campanhas militares, a serem distribuídas aos príncipes do império, que deveriam portá-las até estarem aptos ao exercício do comando.

Na época, o oficialato era destinado apenas à nobreza, mas, devido o uso constante nas escolas militares pelos jovens aristocratas, o Espadim foi difundido pela Europa, vindo a se tornar peça do uniforme em vários países.

Nas Polícias Militares do Brasil, a arma recebe o nome de seu patrono, Joaquim José da Silva Xavier, sendo conhecido como “Espadim Tiradentes” e entregue aos Cadetes.

Fale com a Redação